Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição São Paulo - 03/03/18

BdF no rádio traz a diversidade de vozes de diferentes realidades brasileiras

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,

Ouça a matéria:

O Brasil de Fato nas ondas do rádio comemora um ano de existência / Gabi Lucena | BdF

Há um ano, o Brasil de Fato passou a ocupar um importante espaço para o  fortalecimento e a ampliação da comunicação popular: o rádio. 

Neste domingo, 4 de março, comemoramos o aniversário de estreia nas ondas sonoras. Os estados de Pernambuco e São Paulo foram os pioneiros. Hoje, mais estados se somam a essa luta, veiculando programas no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais e na cidade de Sorocaba. 

Toda equipe do Brasil de Fato, repórteres, produtores, locutores, operadores de áudio e editores se orgulha muito de ver o fortalecimento e a expansão da comunicação popular através do veículo mais democrático e acolhedor. E viva o BdF no rádio!  

Confira os destaques desta quinquagésima terceira edição:

Em São Paulo e em Sorocaba, as mulheres já se organizam para os atos do 8 de março, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, que contará com mobilizações em todo país. As demandas e pautas desse ano são tema de reportagem com as vozes de membros da Marcha das Mulheres Negras e da Marcha Mundial de Mulheres. 

No comentário semanal direto de Brasília (DF), nossa repórter Cristiane Sampaio traz o tema da segurança pública em destaque e fala sobre como andam os projetos para essa área dentro do Congresso Nacional.

No quadro Fala Aí, o estudante de economia Chico Gremaud questiona: como fica a situação dos presídios a partir da intervenção federal decretada no Rio de janeiro? Quem responde é o advogado e professor Taiguara Souza.

O vazamento de rejeitos químicos da mineradora Hydro Alunorte, em Barcarena, no Pará, preocupa os moradores das comunidades, que relatam problemas de saúde e associam a lama de rejeitos. O tema é abordado na matéria da correspondente Lilian Campelo.

No Mosaico Cultural, o Brasil de Fato conversa com José Paes de Lira, o Lirinha, líder da banda Cordel do Fogo Encantado, que volta aos palcos depois de 8 anos e lançará novo disco em abril.

A agricultura urbana tem sido exemplo no Morro do Cabral, em Vitória (ES). O quadro Momento Agroecológico vai mostrar essa experiência que começa a dar frutos no mês de abril, quando acontece a primeira feira comunitária na praça do local com produtos cultivados pelos próprios moradores. 

Você sabia que pode estar sendo “vigiado” através da câmera do seu celular? No quadro Conectados, é possível conferir dicas de tecnologia para aumentar a privacidade e proteger as informações ao usar a internet.

Entre uma matéria e outra, a seleção musical já anuncia o 8 de março com vozes femininas: "Espuma de vento", de Elza Soares e "Vaqueira tri loca", com Taty Vaqueira. Também tem Cordel do Fogo Encantado e forró com Bicho de Pé.

Edição: Camila Salmazio