Execução

Emoção e raiva marcam vigílias em memória de Marielle Franco, no Paraná

As manifestações aconteceram em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Cerca de 2.500 pessoas participaram da ação em Curitiba, na Praça Santos Andrade
Cerca de 2.500 pessoas participaram da ação em Curitiba, na Praça Santos Andrade - Saori Honorato

Chuva e lágrimas se misturaram no início da noite desta quinta-feira (15), na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Um misto de emoção, raiva e indignação tomou a vigília em solidariedade aos familiares e amigos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, assassinados nesta quarta-feira (14). As mobilizações ocorrem em dezenas de cidades brasileiras

Foto: Giorgia Prates

:: Assista aqui aos vídeos da transmissão do ato: Parte 1Parte 2

Foto: Lia Biachini

De acordo com a organização, cerca de 2.500 pessoas participaram da ação em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foto: Lia Biachini

Além de cartazes com a imagem da vereadora, velas e flores foram levadas para o local. “Machistas, racistas, fascistas, não passarão”, “Justiça por Marielle, pelo fim da intervenção”, “O Estado matou Marielle” e “Vidas negras importam” foram algumas das frases estampadas em faixas e cartazes.

Foto: Gibran Mendes 

:: Confira as fotos de Lia BianchiniGiorgia Prates e Gibran Mendes

Também debaixo de chuva, cerca de 60 pessoas participaram da vigília em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A concentração começou às 17h, na praça Barão de Guaraúna e seguiu em marcha pela Avenida Vicente Machado, até o Parque Ambiental.

:: Confira as fotos de Saori Honorato

Foto: Saori Honorato 

Em Londrina, no norte do estado, cerca de 150 pessoas ocuparam a rotatória do cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Higienópolis, a partir das 17h.

Foto: Giogia Prates

Além dos nomes da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, a vigília lembrou os nomes de Lua Padovani (jovem em situação de rua que desapareceu), Matheus (morto em Londrina, na semana passada) e Cláudia (que foi arrastada pela PM carioca).

Atos também foram realizados em Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Foto: Gibran Mendes


*Esta cobertura colaborativa foi feita por: Diangela Menegazzi, Gabriel Pansardi Ruiz, Gibran Mendes, Giorgia Prates, Júlia Rohden, Lia Biachini, Saori Honorato 

Edição: Ednubia Ghisi