Privatização

Fórum Social Mundial debate sobre a mercantilização da água

Neste domingo em Brasília será realizado o Fórum Alternativo Mundial da Água

Salvador (BA) |
Temer pretende apresentar medida provisória que modificará a Lei de Saneamento Básico
Temer pretende apresentar medida provisória que modificará a Lei de Saneamento Básico - FAMA/ Divulgação

Para discutir sobre o direito à água e debater sobre a mercantilização desse recurso o Fórum Social Mundial (FSM) contemplou dentro de sua programação o lançamento do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), que ocorrerá em Brasília de 17 a 22 de março. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 16, em Salvador e ocorreu na tenda da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Continua após publicidade

A socióloga Golde Maria Stifelman explica que debater sobre o tema da privatização da água dentro desse espaço é importante porque o Fórum Social Mundial “se contrapõe à mercantilização, essa visão neoliberal de que se você não tem recurso você não tem direito”.

“Hoje no país nós temos toda uma discussão sobre a privatização da água tanto na cobrança de água de recursos hídricos, então a água é muito mais vista como recurso do que como elemento vital ou como um direito”, afirma.

O Fama será um espaço de debates sobre questões relacionadas ao problema da água no mundo. Organizado pelos movimentos sociais ele é se contrapõe ao Fórum Mundial da Água, organizado pelo governo de Michel Temer, do MDB, Movimento Democrático Brasileiro antigo PMDB, e será realizado também em Brasília, de 18 a 23 de março, no mesmo período que o FAMA.

Danilo Assunção, secretario de meio ambiente na CUT, explica que o durante o Fórum Mundial de Água o presidente golpista Temer pretende apresentar uma medida provisória, ainda sem número, que tem como finalidade “acabar com o saneamento básico” e explica.

“ Ela [a Medida provisória] modifica a Agência Nacional de Águas e estabelece novos parâmetros para a Lei 11.445, que é a Lei Nacional de Saneamento, então dessa modificação trás o artigo 10 que é justamente o artigo que expande e que concretiza o processo de privatização do saneamento no país”.

Durante o lançamento houve um cine-debate do documentário "Dedo na Ferida", do diretor Silvio Tendler, que discute o controle dos governos pelo capital financeiro como forma de compreender os interesses de setores econômico pelos recursos hídricos.
 

Edição: Thalles Gomes