Paraná

Eleições 2018

Caravana de Lula passará por cinco cidades do Paraná; confira a programação

Ex-presidente vai percorrer 19 cidades do Sul do país e finaliza caravana em Curitiba, no dia 28

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Ao lado de Dilma Rousseff, Lula visitou São Borja, terra dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart
Ao lado de Dilma Rousseff, Lula visitou São Borja, terra dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula percorre a região Sul do país, passando por 19 cidades durante 11 dias. A caravana começou na segunda-feira (19), em Bagé (RS) e encerra em Curitiba, na próxima quarta-feira (28). Lula vai passar por outras cidades gaúchas e chega à capital catarinense no sábado (24). De lá, ele segue para o Oeste de Santa Catarina e chega em terras paranaenses na segunda-feira, quando passa por cinco municípios.

Esta será a quarta etapa do projeto Lula pelo Brasil, que já percorreu de ônibus a região Nordeste e Sudeste, além de uma jornada específica por Minas Gerais. De acordo com o PT, partido pelo qual Lula é pré-candidato à Presidência da República, o objetivo é conhecer de perto as transformações dos governos petistas nas cidades brasileiras e os efeitos dos desmontes dos programas e políticas públicas de inclusão social a partir do golpe que colocou Michel Temer na presidência.

No dia 26, quando Lula chega ao Paraná, os juízes do Tribunal Regional da 4 Região (TRF4) vão analisar os embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-presidente, último recurso contra sua condenação em segunda instância no caso triplex. A decisão deve ser publicada em até 48h.

Confira a agenda de Lula no Paraná: 

1ª parada: Francisco Beltrão, segunda-feira (26)  

A cidade de Francisco Beltrão será a primeira a receber o ex-presidente Lula no Paraná. As boas-vindas a Lula no estado serão com um ato da agricultura familiar de toda a região Sudoeste, às 10h, na Praça Central.

2ª parada: Foz do Iguaçu, segunda-feira (26)

Na tarde do dia 26, às 17h, a segunda agenda de Lula no Paraná será o Seminário Internacional da Tríplice Fronteira, no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinef).

3ª parada: Quedas do Iguaçu, terça-feira (27)

Lula chega a um dos principais enclaves da luta pela reforma agrária no Paraná: Quedas de Iguaçu. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem ocupações e assentamentos em áreas alvos de disputa judicial com a madeireira Araupel. A justiça confirma que parte das áreas da empresa são fruto de grilagem. O conflito na região já resultou no assassinato de dois agricultores, em 2016. Lula participa do ato em defesa da reforma agrária, às 12h, na Praça Central.

4ª parada: Laranjeiras do Sul, terça-feira (27)

A visita terá duas agendas. A primeira será às 15h30, nos laboratórios de agronomia e no restante do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada pelo ex-presidente, em 2009.

A segunda parada será às 17h30, em uma confraternização com as famílias do Assentamento 8 de Junho. O município tem cerca de 14 mil habitantes e quase 70% da população vive em áreas de assentamento ou acampamento.  

5ª parada: Curitiba, quarta-feira (28)

A capital do estado recebe Lula pela terceira vez em menos de um ano. O ato em Curitiba será às 17h, na Praça Santos Andrade, como marco de encerramento da caravana pelo Sul do Brasil.

Edição: Ednubia Ghisi e Julia Rolden