Paraná

Feminismo

Curso de Promotoras Legais Populares está com inscrições abertas no Paraná

Voltado para mulheres, serão 24 encontros para reconhecer e enfrentar situações de violência e de desigualdade de gênero

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
As Promotoras Legais Populares atuam também em outros países da América Latina e outras cidades do Brasil
As Promotoras Legais Populares atuam também em outros países da América Latina e outras cidades do Brasil - Betina Juglair

As inscrições para participar da 7ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Curitiba e Região Metropolitana estão abertas até o dia 3 de abril. De acordo com as organizadoras, o objetivo é contribuir para a igualdade e o exercício da cidadania das mulheres, possibilitando maior conhecimento sobre direitos das mulheres. O curso é voltado para trabalhadoras, organizadas em movimentos populares, organizações sociais, sindicatos e comunidades tradicionais. 

Organizadas por mulheres e para mulheres, as aulas acontecem todas as segundas-feiras, às 19h, no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, a partir do dia 23 de abril. As discussões são sobre situações de discriminação e desigualdade de gênero, formando as participantes para reconhecer a ocorrência de violações e se empoderar para enfrenta-lás. São 24 encontros divididos em quatro eixos temáticos: Mulheres, história e ideologia; Para entender a sociedade; Para entender o direito; Para a emancipação das mulheres. Nestes encontros serão abordados temas como o direito da mulher trabalhadora, saúde da mulher, diversidade sexual, movimentos feministas na América Latina e mito da democracia racial.

Serviço

O curso é gratuito e para participar é preciso se inscrever por formulário online disponível na página do Facebook das "Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região". São 60 vagas e, por isso, é feita uma seleção a partir das informações colocadas no formulário. É oferecido custeio do transporte de ida e volta para Curitiba e Região Metropolitana para as participantes que precisarem. Também há um espaço para as crianças, caso alguma mulher precise trazer filhos ou netos para assistir às aulas. 

A partir de 5 de abril, as mulheres selecionadas para participar serão informadas pelas organizadoras. O curso inicia dia 23 de abril e segue até 29 de outubro, sempre às 19h das segundas-feiras.

Cronograma

Mulheres, história e ideologia
23/04 - Acolhida por um projeto feminista e popular
07/05 - Educação popular feminista
14/05 - Construção dos papeis sociais da mulher e do homem
21/05 - O sistema capitalista e a divisão sexual do trabalho
28/05 - Movimentos feministas na América Latina
04/06 - Mulher, mídia e representação cultural
 
Para entender a sociedade
11/06 - Mito da democracia racial
18/06 - A mulher negra
25/06 - Laicidade do Estado e religião
09/07 - Mulheres com deficiência
06/08 - Direito à cidade: a mulher e o espaço urbano
13/08 - Mulheres no campo e agroecologia
 
Para entender o direito
20/08 - Direitos das mulheres trabalhadoras
27/08 - Direito das famílias
03/09 - Mulher, criminalização e resistência
10/09 - A cultura da violência contra as mulheres
17/09 - Violência contra a mulher: o que fazer?
 
Para a emancipação das mulheres

24/09 - Sexualidade e reapropriação do corpo pela mulher
08/10 - Direitos reprodutivos e autonomia sobre o próprio corpo
15/10 - Direito de envelhecer mulher
22/10 - Políticas para mulheres e mulheres na política
29/10 - Encontro de encerramento

Edição: Júlia Rohden