Paraná

Gênero

Pedalada pelo Fim da Violência Contra a Mulher acontece no domingo (25), em Curitiba

Atividade começa às 9h, na Praça Santos Andrade

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Percurso segue até o Parque Barigui, com total de 4,5 quilômetros de extensão
Percurso segue até o Parque Barigui, com total de 4,5 quilômetros de extensão - Nelinho Santos

Uma pedalada no domingo pela manhã, do Centro de Curitiba até o parque Barigui, poderia ser um passeio rotineiro de final de semana, para exercitar o corpo e aproveitar a cidade. Mas, no dia 25 de março, o convite é para a 6ª edição da Pedalada pelo Fim da Violência Contra a Mulher. 

“É uma forma de chamarmos a atenção da população para este problema tão sério, de forma lúdica, envolvendo atividades esportivas”, explica uma das organizadoras da ação, Anacélie Azevedo, petroleira e secretária da Mulher da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR). 

Marcada no mês da mulher, a atividade faz parte do calendário oficial de eventos da Central, realizada junto de outras nove entidades sindicais. 

O ponto de partida é a Praça Santos Andrade, às 9h, com percurso até o Parque Barigui – no total, 4,5 quilômetros de extensão. Em paradas ao longo do trajeto, serão sorteados brindes e a vendidas camisetas do evento. 

Violência 

O Brasil tem uma taxa de quase cinco assassinatos por 100 mil mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Este índice deixa o país na 5ª colocação entre 83 países avaliados. “Um dado alarmante. Além disso, o assassinato de mulheres negras cresceu 54%, dados de 2003 a 2013”, completa Anacelie.

De acordo com ela, todos os indicadores avaliados quando o assunto é violência contra a mulher são alarmantes. “Os dados sobre estupros também são exorbitantes. Em nosso país uma mulher é violentada a cada 11 minutos.

Edição: Ednubia Ghisi