Certificação

Farinha de Cruzeiro do Sul é primeiro alimento a ter indicação geográfica no Brasil

Registro permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços

|

Ouça o áudio:

A farinha é feita artesanalmente por agricultores familiares há mais de 10 anos
A farinha é feita artesanalmente por agricultores familiares há mais de 10 anos - Flickr

A farinha de Cruzeiro do Sul, no Acre, é o primeiro produto derivado da mandioca a conseguir indicação geográfica no Brasil. 

Granulada, grossa, crocante, bem torrada, feita artesanalmente por agricultores familiares da região do Juruá, no Acre, há mais de 100 anos.

Características próprias que garantiram à Farinha de Cruzeiro do Sul o registro de Indicação Geográfica por procedência no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Por mais de 10 anos, a Embrapa pesquisou o processo de produção nas casas de farinha da região. São cerca de 20 etapas produtivas.

A pesquisadora da Embrapa, Joana Leite, destaca que a indicação geográfica por procedência está associada ao conhecimento tradicional.

Ela resgata a história da farinha de Cruzeiro do Sul e cita exemplos de outros produtos que conseguiram a mesma certificação.

Joana Leite explica o significado da certificação para a comunidade.

De acordo com o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, o registro permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região organizados em entidades representativas.

Além do município de Cruzeiro do Sul, a região delimitada também abrange os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Edição: Radioagência Nacional