Manifestação

Movimento negro fecha Radial Leste (SP) por Marielle Franco

“Estado Assassino” e “Perdemos muito, inclusive o Medo” foram as palavras de ordem dos ativistas contidas numa faixa

|
Os manifestaram colocaram fogo em pneus bloqueando a passagem dos carros
Os manifestaram colocaram fogo em pneus bloqueando a passagem dos carros - Alma Preta

Ativistas fecharam a avenida Radial Leste (SP) na manhã desta quarta-feira (28), por volta das 5h30 da manhã, em protesto ao assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, no dia 14 de Março, no Rio de Janeiro. A execução da vereadora do PSOL e seu motorista repercutiram na imprensa nacional e internacional e, até hoje, duas semanas após o crime, a investigação não apontou nenhum suspeito.

Os manifestaram colocaram fogo em pneus bloqueando a passagem dos carros e esticaram uma faixa com mensagens de denúncia à violência do Estado contra a população negra: “Estado Assassino” e “Perdemos muito, inclusive o medo”.

Entre as palavras de ordem escritas, uma afirma que “Marielle Vive” e outra utiliza os termos pronunciados pelo movimento negro norte-americano, “Black Lives Matter”, que em português significa “Vidas negras importam”.

No ano de 2012, 9.667 brancos morreram por armas de fogo enquanto 27.683 negros perderam a vida do mesmo modo. Na população jovem, os números comparativos são de 5.068 brancos contra 17.120 negros. Enquanto a taxa de óbitos para cada 100 mil habitantes de brancos era de 11,8, a de negros, 28,5.

Edição: Redação