RECONHECIMENTO

Liderança do MST é principal homenageada em prêmio de participação social da Paraíba

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social do Governo da Paraíba teve como homenageada a militante Dilei Schiochet

João Pessoa |
Concedido dia 28 de março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher,  prêmio Ceci Melo também homenageou outras 14 mulheres
Concedido dia 28 de março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, prêmio Ceci Melo também homenageou outras 14 mulheres - Francisco França

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social do Governo da Paraíba, que anualmente homenageia mulheres que se destacam nas atuações sociais teve como principal homenageada, em sua sexta edição, a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Dilei Aparecida Schiochet. Concedido na quarta-feira, 28 de março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o prêmio Ceci Melo também homenageou outras 14 mulheres líderes populares.  

“Esse momento simboliza a valorização da luta das mulheres que buscam um Brasil mais justo. Dilei merece ser a homenageada deste ano por toda a batalha que enfrenta na militância do MST, contribuindo para que o país seja mais igualitário” disse o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade. Dilei em seu discurso emocionou a todos os presentes, numa passagem disse se referindo a conjuntura que passa hoje o Brasil “Camaradas há momento na história que parecem fugir da gente, mas agarrem-se na esperança que restou, imponha seu olhar para o horizonte, o século apenas começou, diga a si e a quem puder ouvir que não vamos desistir e nem entregar os pontos” anunciou ela.

Dilei Aparecida é catarinense, filha de camponeses, migrou para a Paraíba com o papel de organizar trabalhadores rurais sem terra. Foi uma das principais responsáveis pelo processo de estruturação do MST nesse estado e vários outros do Nordeste brasileiro. Há 21 anos está na Paraíba sendo uma referência estadual e nacional do movimento. “Dilei é uma das primeiras lideranças femininas do movimento a nível de Brasil. Esse prêmio nos fortalece enquanto movimento principalmente numa conjuntura de criminalização dos movimentos sociais” nos conta Mirian Farias da direção do MST-PB.

Mais uma vez o prêmio Ceci Melo expressou o reconhecimento às mulheres que lutam pela reforma agrária na Paraíba. No ano de 2014, a premiação homenageou Elizabeth Teixeira, por sua trajetória com as Ligas Camponesas no estado. Olímpio Rocha advogado e membro do conselho estadual de direitos humanos disse que “Dilei recebeu merecidamente a homenagem por ela empreender na Paraíba a luta pelo acesso à terra, que é tantas vezes negada”, avaliou ele. “Viva Dilei, viva o MST, viva a reforma agrária",  concluiu.

Cerca de cem militantes, trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST estiveram presentes acompanhando Dilei nessa premiação que certamente representa todos e todas do movimento. “O comprometimento que tem Dilei com a reforma agrária popular sem dúvida inspira outras mulheres, uma vez que é notório seu engajamento e suas convicções políticas” afirmou Thaís Peregrino do MST.

A solenidade ocorreu no Centro de Formação de Professores em Campina Grande, com a presença do Governador Ricardo Coutinho e representantes de instituições sociais e lideranças comunitárias. O prêmio vem sendo uma realização da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba.

Edição: Monyse Ravenna