Rio de Janeiro

Seleção Brasileira

Papo Esportivo | Chegou a hora da verdade

As duas vitórias sobre Rússia e Alemanha mostraram que o Brasil está pronto para a Copa do Mundo. É a hora da verdade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Gabriel Jesus marcou o gol da vitória sobre a Alemanha
Gabriel Jesus marcou o gol da vitória sobre a Alemanha - Lucas Figueiredo / CBF

Acho que essa coluna nunca foi mais direta do que está sendo agora. Amigos, acabou a palhaçada. Agora é a hora da verdade. Não tem mais “mimimi”, não tem mais teste, não tem mais volta. A Seleção Brasileira está pronta para a Copa do Mundo. E a prova disso é a vitória sobre a Alemanha nesta terça-feira, em Berlim.

Por mais que os comandados de Tite não tenham atuado da maneira que eu e você esperávamos, o resultado positivo serviu para consolidar a preparação para o Mundial da Rússia e também mostrar que o escrete canarinho já tem muito mais maturidade do que há alguns meses.

É óbvio que a Seleção Brasileira ainda precisa de ajustes. Ainda mais com uma Copa do Mundo que promete ser marcante no quesito tática e estilo de jogo. Mas há como se ver coisas boas nesses dois últimos amistosos. O primeiro ponto está na atitude do escrete canarinho sem Neymar. O time esteve bem, jogou da maneira que Tite deseja e não se intimidou com a Alemanha e muito menos com a Rússia.

Além disso, nomes como Philipe Coutinho, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Thiago Silva, Casemiro, Willian e Paulinho estiveram muito bem nessas duas partidas. O outro ponto foi destacado pelo próprio técnico da Alemanha, Joachim Löw. O Brasil é uma equipe disciplinada dentro de campo. Tudo muito diferente. A evolução da Seleção Brasileira é nítida nessas duas últimas temporadas. E por fim, é preciso citar também a maturidade do elenco. Enquanto todo mundo falava do fatídico dia oito de julho de 2014 e do famigerado 7 a 1 em Belo Horizonte, os jogadores se preocupavam apenas em jogar bola e cumprir aquilo que Tite pedia. O resultado está aí.

Mas vamos devagar com o andor que o santo é de barro. A Seleção anda muito bem, obrigado. Só que isso não quer dizer que o hexa já é certo. A confiança aumentou assim como a estima da equipe. E humildade, prudência e uma canjinha de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Só sei que o Brasil está pronto e tem tudo para fazer uma bela Copa do Mundo.

MAIS SELEÇÃO BRASILEIRA
Eu elogiei, mas também preciso criticar. O calcanhar de aquiles da Seleção está no lado direito da defesa. O lateral Daniel Alves vem mal no PSG e pior ainda com a amarelinha. Tite precisa arrumar a casa antes que dê ruim…

CAMPEONATO CARIOCA
E eu fico me perguntando até onde vão insistir com esse formato esdrúxulo do Campeonato Carioca. O Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O Fluminense ganhou a Taça Rio. E os dois não fazem a final do estadual? Pelo amor de Deus, quem concordou com essa sandice?

SÉRIES C E D
O Volta Redonda é o representante do Rio de Janeiro na Série C. Nova Iguaçu, Americano e Macaé vão jogar a Série D. Só espero que nossos clubes façam algo além de número no Campeonato Brasileiro. Falta investimento, boa gestão e futebol de qualidade.

DEIXA ELA TRABALHAR
Se você não faz ideia do que é essa campanha, sugiro correr atrás, meu amigo. Se informe, busque as redes sociais, se conscientize e entenda porque essa campanha chegou aonde chegou. Mulher merece respeito dentro e fora dos estádios. Com a bola no pé ou o microfone na mão.

Grande abraço e até a próxima!

Edição: Juca Guimarães