Rádio

Ouça o Programa Brasil De Fato - Edição Pernambuco - 31/03/18

Conversamos com Jaime Amorim (MST) sobre a Questão Agrária no Nordeste brasileiro.

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Edição destaca também Caravana de Lula, Final do Campeonato Pernambucano e Congresso do Povo
Edição destaca também Caravana de Lula, Final do Campeonato Pernambucano e Congresso do Povo - Diva Braga | Brasil de Fato

A edição mergulha na história da questão agrária no Nordeste brasileiro, ecoando as vozes do passado e as bandeiras atuais que exigem o cumprimento de uma reforma agrária justa em todo o país. Para destacar o tema, contamos com a participação de Jaime Amorim, dirigente nacional do MST. Jaime Amorim resgata as estruturas agrárias presentes na produção colonial, as primeiras lutas populares na região e a formação dos movimentos pelo direito à terra no Nordeste. No contexto atual, a entrevista segue por análise da reforma agrária nos últimos anos e propostas políticas para as mobilizações que devem acontecer nos próximos dias. 

O contexto histórico no país também está presente na análise do cientista social Eduardo Mara, da Consulta Popular. Ele aborda o potencial que o Congresso do Povo possui para se alterar o cenário de retirada de direitos populares e esmagamento da democracia, que seguem em curso no país. Eduardo Mara destaca também a relação entre o Congresso e a defesa de Lula e de sua candidatura neste ano. Também trazemos reportagem sobre a conclusão da Caravana Lula pelo sul do país, além do atentado sofrido pela comitiva do ex-presidente. Este é também o tema do comentário do colunista Aristóteles Cardona.  

Continua após publicidade

No quadro esportivo, conversamos sobre o primeiro jogo da final inédita do Campeonato Pernambucano de 2018. Trazemos curiosidades sobre o Central e as expectativas para a partida que será realizada neste domingo (1º), em Caruaru, no agreste pernambucano. Nos destaque cultural, ouvimos a indicação literária de Louise Xavier, militante do Levante Popular da Juventude. Ela falou sobre o livro O Lugar sem Limites, escrito por José Donoso. A edição tem também causo do colunista Mouzar Benedito, sobre a Quaresma.  

Edição: Daniel Lamir