Podcast

Cenoura: aliada da saúde e do verão

Consumo do vegetal ajuda no bronzeamento da pele e aumenta a imunidade do organismo

Ouça o áudio:

Cenoura é rica em antioxidante betacaroteno
Cenoura é rica em antioxidante betacaroteno - Pixabay
Consumo do vegetal ajuda no bronzeamento da pele e aumenta a imunidade do organismo

Rica em fibras, vitaminas e minerais, a cenoura é um alimento indicado para ser consumido durante o verão, principalmente para quem quer aproveitar o sol e pegar uma cor.

Continua após publicidade

O betacaroteno, antioxidante presente no vegetal ajuda a combater os radicais livres, a retardar o envelhecimento da pele e a conquistar o bronzeado. É o que afirma a nutricionista esportiva Tereza Porazza: 

"O betacaroteno, ele estimula a produção de melatonina, que é o que dá a cor pra pele, então consumindo a cenoura, ela prolonga esse bronzeamento", diz.

Para ter este efeito no organismo, Tereza indica consumir em torno de três colheres de sopa por dia, por pelo menos duas semanas antes da exposição ao sol. A nutricionista também informa que a cenoura ajuda a prevenir a pele contra os raios ultravioletas, que são prejudiciais ao corpo. 

Além dos benefícios para a pele, a cenoura contribui para a saúde em geral, pois a vitamina C presente no vegetal melhora a imunidade do organismo. Ela também contém vitamina A, que, segundo a nutricionista, traz benefícios para a visão:

"A vitamina A ajuda muito nessa questão de melhorar a visão, então a gente até recomenda crianças consumirem a cenoura quando são pequenas pra melhorar essa parte da ativação da visão."

O sistema digestório também pode ser beneficiado com o consumo regular do vegetal. "Ela regula a flora intestinal, regula o intestino, melhora a questão de prisão de ventre", explica Porazza. 

A cenoura pode ser consumida de diversas maneiras: cozida, refogada, em bolos, molhos, sucos, purê e também em sopas. Porém, Tereza destaca que consumir a cenoura crua e sem tirar a casca é a melhor forma de preservar os nutrientes do vegetal.

Edição: Camila Salmazio