Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Antidemocrática

Atuação da mídia na prisão de Lula teve a intenção de manipular a opinião pública

Grandes empresas de comunicação atuaram politicamente contra Lula, avalia Renata Mielli, do FNDC

08.abr.2018 às 11h16
São Paulo (SP)
Redação
Houve convocação na imprensa para os atos da direita a favor da prisão de Lula

Houve convocação na imprensa para os atos da direita a favor da prisão de Lula - Reprodução/FNDC

A atuação de boa parte da imprensa brasileira impondo uma narrativa massificada anti-Lula foi o principal combustível da mobilização das forças antidemocráticas na prisão do ex-presidente Lula na noite deste sábado (7). O resultado está refletido nas capas dos jornais deste domingo (8).

"O papel dos grandes meios de comunicação privado no Brasil é bem claro há alguns anos. E nos últimos dois anos foi explícito. Eles atuaram politicamente utilizando o poder de manipulação da informação para construir uma opinião pública favorável a prisão do ex-presidente Lula”, disse Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em entrevista para Rádio Brasil de Fato.

A construção dessa manipulação, de acordo com Renata, se deu em torno de uma mensagem na qual os treze anos de governo de esquerda no Brasil foram o período de maior corrupção no país. O objetivo era atingir o maior símbolo dessa esquerda, do PT, que é o Lula.

"Como ele mesmo disse no discurso, o Lula é mais que uma pessoa é uma ideia. E as ideias dele, as palavras, que ele sempre levou para o povo mais pobre do Brasil se espalharam pelo país. O processo de condenação e prisão do Lula é mais que o processo e a prisão de uma pessoa, que é o maior líder político, é um processo para matar as ideias que o Lula representa", disse.

Dentro deste objetivo de gerar uma opinião pública contrária ao Lula, os meios de comunicação ansiaram pela imagem fragilizado do ex-presidente sendo preso. Para ter a desumanização e destruir o mito. "Mas eles não conseguiram essa imagem. Desde que o pedido de prisão foi emitido, as empresas de comunicação tentaram minimizar a reação popular e os desdobramentos a favor de Lula.

"As manifestações de 3 de abril, da direita a favor da prisão do Lula, houve convocação para esses atos nas capas dos principais jornais, tá lá como informe publicitário pago, e eles até podem ter pago, mas é o jornal que decide que tipo de publicidade paga ele vai veicular ou não", disse.

Mesmo com este apoio institucionalizado dos meios de comunicação, os atos da direita não foram grandes. "E teve até denúncias de empresas que estavam pagando funcionário para irem aos atos. Isso porque eles precisavam daquela fotografia, de pessoas apoiando a prisão. Por outro lado, tentaram esconder a todo custo o apoio ao presidente Lula, mas foi impossível", disse.

Até mesmo quando não é possível esconder a cobertura, a mídia buscou uma forma de manipulação da opinião pública. "Cheguei a ler que eram apoiadores 'transtornados', então eles adjetivaram todos que estavam ali dando apoio e solidariedade com o objetivo de criminalizar e tirar a credibilidade daquelas pessoas. Esse foi o papel da mídia", comentou.

A partir do golpe de 2016, aumentou também os protestos de repúdio à Rede Globo, por conta da sua atuação nos bastidores e na inflamação do golpe contra o governo Dilma.

"A Globo é a líder deste consórcio,  pelo poder econômico que ela tem, pela penetração em todo país. Ela se formou com o apoio dos militares. Por isso, as palavras de ordem nas manifestações contra a Globo e esse monopólio. Só que a Globo é uma emissora que toma mais cuidado em determinados momentos. Nessa última semana, especificamente, a Band foi muito mais raivosa e agressiva do que o jornalismo da Globo, que tentou, em alguns momentos, mostrar alguma sobriedade, veja que não estou falando em imparcialidade, ela apenas passou a atacar menos, adjetivar menos. Por que a Globo faz isso? Porque como ela é a líder, ela é quem tem mais a perder. Uma parcela grande da sociedade já começa a perceber que esses meios de comunicação todos, com a Globo como líder, não são imparciais, não são neutros e estão advogando em defesa de seus interesses", disse.

 

Editado por: Juca Guimaraes
Tags: comunicaçãofndclulamídiaradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTE E CULTURA

Casa da Cultura, no Recife (PE), dá início a programação oficinas artísticas gratuitas

SEGURANÇA ALIMENTAR

Ministro de Lula tem dia de agendas para fortalecer combate à fome e à pobreza em Pernambuco

Inflação do alimento

Por que a comida no Brasil fica cada vez mais cara se a safra está cada vez maior?

LAWFARE?

Ele lutou por moradia popular na Grande SP, e agora pode perder a própria casa

RISCO SANITÁRIO

Estudo revela presença de bactéria danosa à saúde humana em alimentos de origem animal no Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.