Resistência

Frentes convocam atos em defesa da liberdade de Lula

Ações nacionais devem acontecer nesta quarta-feira (11)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula se apresentou à PF para cumprir o mandado de prisão neste sábado (7).
Lula se apresentou à PF para cumprir o mandado de prisão neste sábado (7). - Foto: Ricardo Stuckert

Em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram para esta quarta-feira (11) mobilizações nacionais.

Continua após publicidade

O "Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Liberdade de Lula" acontece na mesma data da próxima sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo, segundo os organizadores, é pressionar o fórum para votar as duas ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) sobre prisão após condenação em segunda instância.

Preso político

Lula se apresentou à Superintendência da Polícia Federal para cumprir o mandado de prisão emitido pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro na noite deste sábado (7).

Após a prisão, o ex-presidente recebeu a solidariedade de milhares de pessoas dentro e fora do país. Um ato político também foi realizado ao longo domingo (8) com a participação de parlamentares e lideranças de movimentos populares e sindicais, no local onde centenas de pessoas permanecem em vigília em frente à Superintendência, na capital paranaense.

Nesta segunda-feira (9), mais atividades devem acontecer com a participação de lideranças nacionais dos partidos e movimentos.

A pré-candidata à Presidência da República, Manuela d´Ávila (PCdoB) é uma das confirmadas. Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, durante sua participação no bate-papo "Brasil sob golpe: Lula preso, e agora?", ocorrido no último domingo (8), a deputada salientou a importância da unidade na luta pela liberdade de Lula, que é um preso político.

"Nós estávamos unidos na ideia de que lula não poderia se tornar um preso político. E ele se tornou. O que deve nos unir agora é todo e qualquer movimento para que Lula esteja em liberdade. E eu vou defender isso", disse.

Internacional

Mobilizações internacionais também estão sendo organizadas pela Frente Internacional Brasileiros Contra o Golpe. Ações já ocorreram em cidades como Nova York, Paris, Buenos Aires, Berlim, Santiago, Washington, Bogotá, Oslo, Londres, Cidade do México, Barcelona. E mais devem ocorrer pela cidades de Roma, Lisboa e Rund, bem como Madri, Dublin, Bruxelas, Londres e Frankfurt.

Edição: Simone Freire