Oriente Médio

Embaixador da Rússia nos EUA afirma que 'haverá consequências' por ataque à Síria

Para Anatoly Antonov, bombardeio é ‘inadmissível’ e um insulto a Putin; EUA, França e Reino Unido lançaram ataque

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov
O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov - Wikicommons

“Nós alertamos que tais ações não ficarão sem consequências. Toda a responsabilidade por elas reside em Washington, Londres e Paris”, afirma o comunicado. A nota diz também que “insultar o presidente da Rússia [Vladimir Putin] é inaceitável e inadmissível”.

“Os Estados Unidos, que possuem o maior arsenal de armas químicas, não têm o direito moral de culpar outros países”, afirmou o diplomata. No comunicado, Antonov ainda ressalta que os avisos de Moscou foram “ignorados” e que a Rússia está sendo “ameaçada”.

“Um enredo pré-armado está sendo implementado. Novamente, estamos sendo ameaçados. Alertamos que tais ações não serão deixadas sem consequências”, diz a nota da embaixada da Rússia nos EUA.

Moscou

O governo russo também negou nesta sexta-feira que o ataque químico tenha acontecido. Durante briefing à imprensa em Moscou, o chefe do Ministério das Relações Exteriores do país afirmou que possui “dados irrefutáveis de que o ataque foi mais uma encenação e que nesta encenação se envolveram serviços secretos de um país que hoje em dia se esforça para estar nas primeiras fileiras da campanha russofóbica”.

EUA, França e Reino Unido lançaram ataques contra a Síria na noite desta sexta-feira (13/04) em resposta ao suposto uso de armas químicas em um bombardeio que ocorreu no último sábado (07/04), na cidade de Duma. A Síria nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU.

Edição: --