Democracia

Ganhador do Nobel da Paz participa de evento sobre a Constituição em Curitiba

Adolfo Esquivel e o ex-ministro Celso Amorim estarão na capital paranaense no dia 18

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,

Ouça a matéria:

Adolfo Esquivel é ativista e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1980 / Divulgação

O arquiteto argentino  Adolfo Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz, participa do evento “ Os Direitos Fundamentais, a Democracia e a Constituição da Primavera”, promovido pelo Circo da Democracia e o Fórum Advogados pela Democracia, na próxima quarta-feira (18), às 19h, no Teatro da Reitoria. A mesa será composta pelo,Adolfo Pérez Esquivel e Celso Amorim, o diplomata e ex-ministro da Defesa entre 2011 e 2015 e ministro das Relações Exteriores.

A mediação do encontro fica por conta da Vera Karam de Chueiri, professor doutora e diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O evento em homenagem à Constituição da Primavera será permeado por apresentações artísticas de Letícia Sabatella, Forró de Rabeca e Samba Caboclo.

O Circo da Democracia foi uma ação realizada no ano de 2016 organizada por centenas de entidades que subiram a lona na Praça Santos Andrade para debater temas variados relativos à garantia da democracia. Agora, o Circo volta com o aprofundamento dos debates e metas apontadas.

Conheça os palestrantes

Adolfo Pérez Esquivel: ativista argentino ganhador do Nobel da Paz em 1980. Defensor dos Direitos Humanos, já coordenou a Fundação Paz e Justiça na América Latina (SERPAJ-AL) e é membro do Comitê da Coordenação Internacional para o Decênio da Cultura da Não-violência e da PAz. É Presidente da Academia de Ciências Ambientais em Veneza.

Vera Karam de Chueiri: mestre e Doutora em Filosofia pela New School for Social Research. Professora associada de Direito Constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (nos programas de graduação e pós-graduação em Direito) e coordenadora do Núcleo de Constitucionalismo e Democracia do PPGD. Foi editora da revista da Faculdade de Direito da UFPR (2008-2013) e vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPR (2008-2015). É a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Faculdade de Direito da UFPR

Celso Amorim: diplomata e foi Ministro da Defesa entre 2011 e 2015. Ocupou por duas vezes o cargo de MInistro das Relações Exteriores e atuou como representante do Brasil no exterior em diversos países e Organizações Internacionais. Chefiou a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas e assumiu a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 1999.

Será realizada transmissão online via página do Circo da Democracia, neste link https://www.facebook.com/CircodaDemocracia/

Serviço:

Dia: 18 de abril – quarta-feira

Horário: 19h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR

Entrada: gratuita.

Observação: Traga uma flor

Edição: Juca Guimarães