Estado de alerta

Municípios da região Norte em estado de alerta pelas chuvas

Cerca de 327 famílias foram afetadas em 11 municípios

|

Ouça o áudio:

Municípios ficam em estado de atenção
Municípios ficam em estado de atenção - Reprodução

No Amazonas, técnicos da Defesa Civil avaliam os danos provocados pelo desbarrancamento na orla de São Sebastião do Uatumã, município do interior do estado. Uma faixa de aproximadamente 200 metros foi afetada pelas fortes chuvas no último fim de semana.

A cidade de São Gabriel da Cachoeira está em situação de emergência, com 12 mil famílias de nove comunidades afetadas. Santa Isabel do Rio Negro vive a mesma realidade, com 7 mil famílias das 67 comunidades afetadas. Outro município em situação de emergência é Apuí, na calha do Madeira, com 300 famílias atingidas.

Seis municípios amazonenses estão em estado de alerta: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e Barcelos. Em Manicoré, na calha do Madeira, são 327 famílias de 11 comunidades. Em todo o estado, outros 12 municípios estão em estado de atenção.

Venezuelanos desabrigados

Com as inundações, famílias venezuelanas que estavam abrigadas em duas praças de Boa Vista, Roraima, devem ser deslocadas ainda esta semana para abrigos públicos sob o comando do Exército. De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, por se tratar de locais públicos e abertos não é possível fazer qualquer intervenção nesse momento. No sábado, o atendimento médico aos imigrantes na capital roraimense foi reforçado por um comboio de quatro ambulâncias do Exército vindo do Rio de Janeiro.

No Pará, as famílias de Paragominas desabrigadas com a forte enxurrada da semana passada começaram a receber o atendimento da Companhia de Habitação do estado. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar continuam o trabalho de apoio na cidade. O último balanço mostra que duas pessoas morreram, 49 ficaram desabrigadas e 141 desalojadas. Já a Fundação Pro Paz iniciou, na terça-feira (17), a emissão de documentos para todos que perderam ou estão com a documentação danificada. 

A elevação do nível do Rio Tocantins também afetou as estradas vicinais e pontes, ocasionando inundações na área rural de Nova Ipixuna. A Defesa Civil de Marabá prometeu encaminhar militares à região para verificar a situação e avaliar se o município decretará situação de emergência. A Defesa Civil do Estado deslocou uma equipe para realizar a entrega de cestas básicas aos afetados.

Maranhão

Em São Luís do Maranhão, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos foram enviadas para os pontos mais agudos de alagamento, para realizar ações de desobstrução de canais e galerias, recuperação de bueiros e contenção de erosão.

A Defesa Civil também reforçou o monitoramento com vistorias em pontos de risco para avaliar os impactos das chuvas. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Federal do Maranhão, em alguns locais da cidade, o índice pluviométrico chegou à 100 mm, o equivalente a cerca de um quarto da média climatológica do mês.

 

Edição: Redação