Bahia

FORMAÇÃO

Realidade brasileira é tema de estudo em Feira de Santana no Recôncavo da Bahia

Cerca de 85 pessoas fazem parte do curso que debate formação social, política, econômica e cultural do país

Feira de Santana (BA) |
Estudantes, professores, militantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias se encontrarão ao longo de seis módulos.
Estudantes, professores, militantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias se encontrarão ao longo de seis módulos. - Lorena Carneiro

Motivados pela necessidade de formação política para compreender e dar respostas aos desafios atuais, movimentos sociais e organizações populares deram início nessa sexta-feira (13), à 2ª turma do Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia (CRB), em Feira de Santana. O lançamento ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com análise de conjuntura feita por Leidiano Farias, militante da Consulta Popular, que também foi o assessor da primeira etapa do curso.

Com uma turma de 85 pessoas, entre estudantes, professores, militantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias, o 2º CRB do Recôncavo da Bahia tem um papel central na conjuntura: “O CRB é não só um importante instrumento de formação política como também de organização popular. A possibilidade de construirmos uma análise comum sobre a realidade e termos um espaço orgânico de articulação é fundamental para darmos respostas aos desafios atuais, como o enfrentamento ao golpe”, afirma Lua Marina Moreira, da Consulta Popular. Vandalva Oliveira, do Movimento de Organização Comunitária (MOC), enfatiza: “Não temos respostas para os problemas do mundo, mas temos como encorajar lutadores e lutadoras a fazer a revolução necessária.”

Os Cursos de Realidade Brasileira existem desde 2001 e já formaram centenas de turmas por todo o Brasil. O projeto visa debater a nossa formação social, política, econômica e cultural a partir de autores nacionais, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Caio Prado Jr., que desenvolveram um pensamento crítico e original sobre o país. Em Feira de Santana, o projeto teve início em 2013, quando se iniciou a primeira turma. Nesta segunda edição, serão seis módulos de formação que irão debater questões como a formação social e cultural brasileira, questão agrária e formação urbana. O primeiro módulo, com o tema “Categorias Básicas do Marxismo”, foi realizado nesse final de semana.

O CRB é organizado pela articulação entre o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Cáritas Arquidiocesana e Central Única dos Trabalhadores (CUT) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UEFS.
 

Edição: Elen Carvalho