Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 21/04/18

Dia da resistência indígenas e Dia nacional de mobilizações contra a Rede Globo também estão em pauta!

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Convidada falou sobre novo mandato presidencial em Cuba.
Convidada falou sobre novo mandato presidencial em Cuba. - Arte: Diva Braga | Foto: PH Reinaux

A conclusão do processo eleitoral que elegeu Miguel Díaz-Canel como novo presidente de Cuba é um dos destaques do programa. Para tratar sobre este tema, conversamos com Laura Pujol, cônsul geral de Cuba para o Nordeste. A conversa seguiu também para o legado da Revolução Cubana e os compromissos políticos do novo presidente, além da postura de Cuba diante dos ataques militares sofridos pela Síria. Também conferimos reportagem com todos os detalhes sobre o início do novo mandato presidencial na Ilha.   

Teve entrevista também com a jornalista Rosa Sampaio, do Centro de Cultura Luiz Freire e do Fopecom (Fórum Pernambucano de Comunicação). O assunto com Rosa Sampaio foi o Dia Nacional de Mobilizações contra a Rede Globo, organizado em 19 de abril. Rosa Sampaio analisou os motivos que levam ao grupo Globo ser alvo de manifestações populares e acusações de articulação política, sem auto-identificação, com setores da elite financeira e política do país.   

O Dia Nacional de Resistência Indígena ganhou destaque ao apresentar dados sobre a situação e desafios dos povos originários aos longo dos mais de cinco séculos da chegada das expedições portuguesas. Ouvimos indígenas de três diferentes nações falando sobre a importância da data, da valorização cultura e da disputa para que o Estado brasileiro cumpra seus deveres.  

Denunciamos a violência no campo com os dados apresentados nesta semana pela CPT (Comissão Pastoral da Terra). De acordo com os relatórios e sistematização de informações da CPT, em 2017 foram registrados 70 assassinatos de pessoas do campo. A CPT revela ainda que aconteceram quatro massacres no ano passado, com casos na Bahia, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Vale destacar o número de 70 pessoas assassinadas por conta de conflitos agrários é o maior desde 2003.    

A nossa reportagem organizou também informações sobre os dois anos do golpe parlamentar que afastou a presidenta eleita Dilma Roussef, do PT do cargo. Você lembra quem votou a favor ou contra Dilma Roussef, do PT. Relembramos a postura de deputados e deputados federais, com destaque para parlamentares pernambucanos. Para falar sobre cultura, ouvimos o Coco raízes de Arcoverde, que recentemete e a peleja coletiva para manter viva essa tradição.   

Foi dada a largada! O futebol também é destaque e com quadro novo no programa. O Bolão de Fato foi apresentado por Daniel Lamir, Iyalê Thayrine e Vinícius Sobreira com os prognósticos dos jogos dos três clube da capital.  

Edição: Daniel Lamir