Podcast

Outono: conheça alguns alimentos e chás indicados para consumo durante a estação

Tempo seco e oscilações de temperatura pedem comidas que fortaleçam o sistema imunológico

Ouça o áudio:

Chás são uma boa pedida para melhorar o sistema imunológico no outono
Chás são uma boa pedida para melhorar o sistema imunológico no outono - Pixabay
Tempo seco e oscilações de temperatura pedem comidas que fortaleçam o sistema imunológico

Com a chegada do outono, as mudanças bruscas de temperatura e o tempo seco aparecem e problemas como rinite, resfriados e até pneumonia começam a surgir com mais frequência. Mas o fitoterapeuta Ademar Menezes afirma que trabalhando a alimentação, é possível vivenciar o outono de uma forma mais tranquila:

“Então realmente é um período do ano, onde a gente pode utilizar algumas plantas pra gente manter o nosso sistema imunológico fortalecido e a gente manter nosso sistema respiratório bem trabalhado também.”

Ademar afirma que, por ser uma estação de transição, o uso de plantas alimentícias, como o agrião, é bastante indicado para esta época do ano. Ele aconselha consumi-las não somente como curativo, mas como forma de prevenir e fortalecer o organismo para achegada futura do inverno. 

"Então a gente poderia estar utilizando uma salada de agrião pelo menos umas três, quatro vezes na semana. E isso a gente, automaticamente, está fortalecendo o sistema respiratório", menciona. 

Outro alimento indicado pelo especialista e que auxilia em casos de rinite e sinusite é a cúrcuma, mais conhecida como açafrão da terra. Ele indica o consumo diário do pó alaranjado, que pode ser adicionado, por exemplo, ao arroz e na hora de preparar uma carne. "Então vamos começar a utilizar uma quantidade maior da cúrcuma, que é um condimento e que possui ação anti-inflamatória e consequentemente vai ajudar o controle da alergia."

Os chás também são um ótimo recurso para a estação de tempo seco. Eles enriquecem a alimentação e ajudam no aumento da imunidade. Para problemas relacionados ao pulmão, Ademar indica o chá de guaco: "Ele tem uma ação broncodilatadora, então ele vai dilatar os brônquios facilitando o processo respiratório. Ele vai ter uma ação antitussígena e ele vai ter uma ação de fluidificar o muco."

Além do guaco, o fitoterapeuta ainda indica o chá de gengibre, por ser antigripal, e o chá de canela, que tem efeito de aquecer e assim equilibrar o corpo nos dias mais frios do outono.

Edição: Camila Salmazio