Agroecologia

Martinho da Vila, Otto e Ilê Ayê estão na Feira Nacional da Reforma Agrária em SP

Shows começam na quinta-feira (3) e vão até o domingo; confira a programação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O sambista Martinho da Vila é um dos convidados de destaque da III Feira Nacional da Reforma Agrária
O sambista Martinho da Vila é um dos convidados de destaque da III Feira Nacional da Reforma Agrária - Divulgação

O Parque da Água Branca, em São Paulo, recebe a terceira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre 3 e 6 de maio, a partir das 10h.

Continua após publicidade

O sambista Martinho da Vila, com 51 anos de carreira e autor de sucessos que marcaram a MPB, é uma das principais atrações desta edição. A feira terá também shows do cantor pernambucano Otto, um dos expoentes da geração manguebeat e ex-integrante da Nação Zumbi, da cantora paulistana Ana Cañas, uma das compositoras e interpretes mais criativas e engajadas da música jovem contemporânea, e do maranhense e mestre da cultura popular, Tião Carvalho.

A feira da reforma agrária recebe também o Ilê Ayê, o primeiro bloco afro da Bahia, criado em 1974. A batucada ganha ainda mais força com o shows da bateria do Grêmio Recreativo Paraíso do Tuiti, escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro que chamou a atenção do mundo todo com um desfile crítico e politizado em 2018.

Orgânicos

Além de mais de 200 toneladas de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos produzidos em 23 estados do Brasil, trazidos à capital paulista por cerca de 800 feirantes oriundos de cooperativas rurais e propriedades familiares, o evento contará ainda com intensa programação cultural de quinta-feira a domingo. A programação conta com grandes nomes da cultura brasileira e outras atrações estão em fase de confirmação.

"O camponês não produz só comida, ele também produz muita arte, muita poesia, e é uma arte também sem agrotóxicos, muito humana e humanizadora. A feira vai ser um espaço para conhecer e curtir a cultura brasileira", explica Luana Oliveira, do coletivo nacional de cultura do MST.

As atrações incluem desde cantadores e cantadoras do MST, que exibirão em São Paulo as vozes que embalam os acampamentos, assentamentos e fazendas do movimento agroecológico, a artistas famosos que apoiam a luta do MST por distribuição de terra e alimentação saudável, e até apresentação de música infantil para crianças de todas as idades. 

Confira, abaixo, alguns dos destaques da programação ao longo dos quatro dias de evento:

Quinta-feira (3/05)

16h: Cantadeiras do MST

17h: Grupo Mistura Popular e artistas do MST

 

Sexta-feira (4/05)

10h: Trem de Cordas

13h: Slam do Grito

17h: Siba

18h30: Tião Carvalho

 

Sábado (5/05)

16h30: Ana Cañas

17h30: Otto

18h30: Ilê Aiyê

 

Domingo (6/05)

12h: Cida e Edinho

13h: Caravana Solidão

17h30: Bateria da Tuiuti

18h45: Martinho da Vila

Edição: Diego Sartorato