Saúde

Horta comunitária e agroecológica no centro de São Paulo comemora 5 anos

Iniciativa popular junta moradores da metrópole por modelo de alimentação mais saudável

Brasil de Fato | São Paulo |
A gestão da horta é feita de forma solidária e são feitas atividades de educação ambiental
A gestão da horta é feita de forma solidária e são feitas atividades de educação ambiental - Pops Lopes

Bem ao lado de uma das avenidas mais movimentadas da capital paulista, em meio a paisagem acinzentada dos edifícios, fica uma pequena ilha verde no topo do Centro Cultural São Paulo. É a Horta Comunitária CCSP, que completa cinco anos no domingo, dia 29 de abril.

Continua após publicidade

A horta é uma iniciativa de um coletivo de cultivadores de hortas que se uniu a grupos de diversas regiões da capital, que acabou virando a  União de Hortas Comunitárias de São Paulo.

Continua após publicidade

"Hortas comunitárias são aquelas que não usam insumos químicos, como agrotóxicos, venenos e adubos químicos. O cultivo segue os princípios agroecológicos e da permacultura, respeitando os ciclos da natureza", disse Claudia Visoni, da União de Hortas.

Continua após publicidade

Outra característica importante das hortas comunitárias é que a gestão é feita de forma coletiva, colaborativa e inclusiva. É pelo consenso entre os cultivadores  que se define o uso do espaço, o tipo do cultivo e a manutenção. 

Continua após publicidade

Nas hortas comunitárias também são realizadas atividades de educação ambiental. "São palestras gratuitas e abertas. A colheita é compartilhada livremente entre os voluntários e a comunidade", completou Claudia.

Segundo Guilherme Borducchi, voluntário na horta do CCSP, a convivência é enriquecedora. "A colheita não é de grande escala, ainda, e talvez não seja a intenção, mas é uma colheita de relações muito poderosas. Naquele espaço, a gente conhece muita gente, começa a ocupar outros espaços de atividades políticas dentro da cidade. A horta é uma janela para você se engajar na dinâmica de construção da paisagem urbana". 

A horta no CCSP surgiu, primeiramente, de uma iniciativa da administração do Centro Cultural, mas que não foi muito adiante. "O telhado era um gramado, onde já tinha existido uma horta, mas ela acabou não prosperando. A gente chegou lá e era um terrão batido vermelho que tinha só um pé de manjericão cheio de pulgão", disse.

O coletivo negociou com a direção do CCSP para poder tomar conta da horta. Os mutirões de trabalho na horta acontecem nos últimos domingos do mês. "A gente aplica um processo de manejo agroecológico. É uma horta muito biodiversa, com resgate de espécies nativas e com o uso de sementes criolas, que são sementes que não foram processadas e que não foram geneticamente modificadas. Temos um olhar também para as  plantas alimentícias não convencionais [pancs], que tem uma grande resistência e demandam poucos cuidados". 

A escolha do tipo de cultivo na horta segue o posicionamento do grupo sobre a relação da sociedade com a alimentação. " Para a indústria alimentar, a biodiversidade não interessa. No mundo, [a indústria alimentar impõe] poucas variedades de plantas: soja, milho, trigo, feijão. É uma oferta muito reduzida. Na horta, a gente tenta mostrar que existe uma diversidade, que é mais barato, mais saudável e melhor para o planeta".

O mutirão no domingo começa a partir das 10h30. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1.000, no bairro do Paraíso. Em 2015, a Horta CCSP foi tema do documentário "Horgânica":

 

 

Edição: Juca Guimarães