Novidade

Rádio Brasil de Fato estreia em 1º de maio com grade diária e Rede Lula Livre

A partir de 1º de maio, Rádio BdF traz música e informação voltada às lutas populares e aos direitos humanos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Rádio contará com três mulheres à frente locução
Rádio contará com três mulheres à frente locução - Júlia Dolce/BdF

(*) Conteúdo atualizado às 15h26, de 29 de abril de 2018 para acréscimo de informações.

Com mobilizações e resistência pelo Brasil, o 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, será ainda mais especial quando o assunto é o avanço da comunicação popular pelo país. O Brasil de Fato estreia em mais uma plataforma, contribuindo para a difusão das informações do povo e dos movimentos populares. 

Nesta data, entra oficialmente no ar a Rádio Brasil de Fato, que chega para ser mais uma fonte de informação dos direitos humanos e das políticas públicas presentes no cotidiano dos brasileiros de diferentes regiões do país. E essa estreia contará com transmissões especiais em rede com emissoras do Brasil e da América Latina, em três horários. É a chamada Rede Lula Livre.

A rádio estará disponível online no site e, também, no aplicativo do Brasil de Fato, que pode ser baixado pelo Google Play. A programação regular contará com dois programas matinais. Das 8h às 10h, o Fora da Ordem, com apresentação da jornalista Norma Odara, traz música popular brasileira, informação e cultura para às suas manhãs. Em seguida, das 10h às 12h, entra no ar o Revista Brasil de Fato, com apresentação das jornalistas Anelize Moreira e Mayara Paixão. O programa contará com entrevistas diárias, colunistas especiais, previsão do tempo, boletins de informações internacionais e giro de notícias de diferentes estados brasileiros. Das 12h às 14h é possível conferir, também, um bate-papo com artistas na retransmissão do programa A hora do rango, da Rádio Brasil Atual, apresentado por Oswaldo Colibri Vitta.

Além de notícias sobre política, economia e das análises sobre a conjuntura nacional, a programação será feita com quadros que envolvem cultura, saúde, educação, acesso à terra, alimentação e comportamento. A programação musical também estará presente, com MPB, rock, samba, forró, sertanejo e a valorização das canções latino-americanas.

Programação especial no 1º de Maio

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a Rádio Brasil de Fato inaugura também a Rede Lula Livre de rádio, numa iniciativa que em 1º de maio envolve também a Rádio Brasil Atual (98,9 FM de São Paulo), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Rede da Legalidade e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc). 

A ideia é gerar seis horas de programação direto do Acampamento em Curitiba, com alguns conteúdos – música, boletins, saudações – em espanhol, com rede de transmissão com emissoras parceiras do Brasil e América Latina. 

A transmissão oficial desse dia de estreia da Rádio Brasil de Fato se dividirá entre os estúdio de São Paulo e o da capital paranaense. A partir das 7h30, a equipe de São Paulo abre a programação com música e informação sobre a cobertura do dia, com foco na agenda de mobilizações para o Dia do Trabalhador. Em seguida, às 8 horas, quem assume os microfones são os locutores de Curitiba, direto do Acampamento Lula Livre. Às 10h, a transmissão volta para São Paulo, com o programa Revista BdF, que se encerra ao meio-dia, dando lugar ao Fora de Ordem

A partir das 14h, o estúdio do Acampamento em Curitiba volta com a Rede Lula Livre até as 16 horas, quando se inicia uma programação musical da Rádio Brasil de Fato. A última entrada da programação direto da capital paranaense é das 18h às 20h. 

Qualquer emissora de rádio pode retransmitir a programação da Rede Lula Livre na próxima terça-feira (saiba mais no fim desta matéria). A Rede Lula Livre terá programação especial neste 1º de Maio e passa a ser permanente na programação da Rádio Brasil de Fato a partir de 7 de maio, em novo formato e horários.

História da rádio

Até o dia 30 de abril, a rádio funciona em caráter experimental. A estreia com programação ao vivo e diária é fruto do acúmulo do BdF em diferentes transmissões especiais nas ondas de rádio, que sempre buscaram contemplar a mobilização minuto a minuto do povo brasileiro nas ruas. Tudo começou em 23 de dezembro de 2017 com a cobertura da inauguração do campo de futebol Dr. Sócrates, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), depois o julgamento do ex-presidente Lula em segunda instância, seguido pela votação da Reforma da Previdência pautada pelo governo golpista de Michel Temer (MDB) e, mais recentemente, da prisão política de Lula e as mobilizações em defesa da liberdade do ex-presidente. 

Há pouco mais de um ano, o BdF anunciava o lançamento de programas semanais em rádios de todo o país, contribuindo para a reforma agrária do ar em meio aos oligopólios midiáticos. Hoje, já são seis estados com programação em diferentes emissoras. Agora, a Rádio BdF permite acompanhar novos conteúdos diariamente online. 

Em tempos de violação da Constituição brasileira desde o golpe parlamentar, com apoio do Judiciário e da mídia hegemônica, que retirou Dilma Rousseff (PT) da Presidência em 2016, as reformas impopulares que se seguiram no governo Temer, o assassinato brutal da vereadora fluminense Marielle Franco e a prisão política do ex-presidente Lula, fazem urgir a necessidade de fortalecer a comunicação popular e alternativa pelo país. Nasce, com a Rádio Brasil de Fato, uma nova alternativa para acompanhar uma visão popular do Brasil e do mundo. Desligue a mídia golpista e tenha uma visão popular do Brasil.

Como retransmitir os conteúdos da rádio

Se você deseja retransmitir nossa programação em sua cidade, utilize os links abaixo para o acesso a todo o conteúdo, de acordo com as plataformas disponíveis. Com eles, você pode inserir o player da nossa rádio no seu site. É simples, fácil e sem custos. 

    ✔ Barra com o player para topo do site: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf

    ✔ Link para Winamp: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/winamp.pls

    ✔ Link para iTunes: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/itunes.pls

    ✔ Mobile: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/mobile.m3u

 

Edição: Michele Carvalho