Saúde

Assentamento do MST em Promissão produz alimentos de qualidade e sem agrotóxicos

Famílias assentadas estão descobrindo um novo modelo de produção no interior de São Paulo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em Promissão, a agroecologia já é uma realidade na produção de alimentos mais saudáveis
Em Promissão, a agroecologia já é uma realidade na produção de alimentos mais saudáveis - MST

A produção de alimentos com o uso cada vez menor de agrotóxicos já é uma realidade em diversos assentamentos do MST ( Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), no Brasil todo.

Este processo de transição tem ajudado os agricultores a desenvolver produtos com ainda mais qualidade, como explica a agricultora Joice Lopes.

Assentada no município de Promissão, no interior de São Paulo, ela está participando da 3ª edição da Feira Nacional da reforma Agrária, que ocorre na zona oeste da capital paulista.

“São produtos nossos mesmo, sem agrotóxico, produtos lá do assentamento. O pessoal nosso já está fazendo esse processo de mudança, de tirar o agrotóxico da nossa produção. É um processo um pouco lento porque muitas famílias vivem desse processo, há muito tempo usa o veneno e agora vem com uma outra proposta de agroecologia e a maioria da produção já está no Sistema Agroflorestal, um novo jeito de trabalhar com as famílias e tem dado muito certo”,

Joice, que é presidente da Cooperativa dos Produtores Campesinos, participa da luta pela terra há 18 anos. Muito orgulhosa da cultura campesina, ela se disse emocionada em ver a cultura e a luta do povo representados na feira.

A assentada credita esse sucesso ao projeto de luta que está sendo desenvolvido.

*com informações da Rádio Brasil de Fato

Edição: Juca Guimarães