HOMENAGEM

Brasil de Fato recebe voto de aplauso da Câmara de Vereadores do Recife

Proposta de iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL) foi aprovada por unanimidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O vereador Ivan Moraes também participou da festa de 2 anos do Brasil de Fato Pernambuco
O vereador Ivan Moraes também participou da festa de 2 anos do Brasil de Fato Pernambuco - PH Reinaux/Brasil de Fato

Na última quarta-feira (2), a Câmara Municipal do Recife concedeu um voto de aplauso ao Brasil de Fato Pernambuco pelos dois anos da atuação do jornal no estado, completos no mês de abril. A homenagem foi iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), que é jornalista e histórico militante da democratização da comunicação. O voto foi aprovado por unanimidade pelo plenário. 

“A gente vive muito a lenda da imparcialidade dos meios de comunicação e por conta disso precisamos chamar a atenção e fortalecer os veículos independentes de governos e mercados e que não tem vergonha de colocar de que lado estão. E isso não interfere na qualidade do trabalho. Pelo contrário: legitima quando você sabe que a transparência existe e isso dá mais ferramentas para entender aquela mensagem. E é nessa linha que vem a proposta do voto de aplauso”, explica Ivan. 

Para Monyse Ravenna, editora do Brasil de Fato Pernambuco, esses dois anos do jornal marcaram um maior reconhecimento e diálogo com a sociedade. “E um desses reconhecimentos veio com a aprovação do voto de aplauso pela Câmara do Recife”, diz.

Ela destaca ainda o reconhecimento político da ação de comunicação popular do jornal. “Agradecemos ao conjunto da casa legislativa, mas em especial ao vereador Ivan Moraes pela proposição. Simbolicamente é muito importante para os veículos populares essa presença e reconhecimento pelas instituições formais da política, que em geral nos invisibilizam e priorizam sempre os meios hegemônicos”, pontuou. 

Ivan Moraes parabenizou a atuação do jornal e destacou também a importância do reforço ao debate da democratização da comunicação, além dos desafios impostos aos veículos independentes.

“Vida longa ao Brasil de Fato! A gente sabe que nesse campo a quantidade de veículos que consegue se manter com essa frequência e qualidade é pouca. O mandato tem a pauta da democratização da comunicação como prioritária na necessidade de ter mais diversidade das informações e poder contar com a honestidade dos veículos de comunicação. A gente tem que continuar lutando pela democratização. E um caminho é fortalecer os veículos que a gente confia”, disse.

Edição: Vinícius Sobreira