Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 05/05/18

Pernambuco na Feira Nacional da Reforma Agrária e Mobilizações por Direitos Trabalhistas são destaques da edição

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Rosa Sampaio relacionou o monopólio da comunicação com o golpe de estado no país
Rosa Sampaio relacionou o monopólio da comunicação com o golpe de estado no país - Foto: Daniel Lamir | Arte: Diva Braga

Esta edição do Brasil de Fato Pernambuco destaca a concentração dos meios de comunicação no Brasil, a terceira Feira Nacional da Reforma Agrária, o apoio popular ao presidente Lula e as mobilizações trabalhistas por todo o país. A convidada é a jornalista Rosa Sampaio, do CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire) e do Fopecom (Fórum Pernambucano de Comunicação). Ela explicou sobre o que está por trás de termos poucas famílias como "donas" da comunicação no Brasil.

A sintonia traz também a 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que está sendo realizada pelo Movimento de Trabalhadores Rurais Sem terra (MST), desde o dia 03 de maio, em São Paulo. A Feira apresenta cores, sabores, ritmos e experiências da boa relação de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. Aproveitamos para conferir a participação de Pernambuco na feira.

Mantendo o tom das viagens, também realçamos a Caravana Pernambucana Lula Livre, realizada pela Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) e se juntando ao apoio coletivo próximo ao presidente Lula, em Curitiba (PR). Além de acompanhar a Caravana, destacamos mais um ato de violência que tenta desmobilizar as manifestações pacíficas pela liberdade de Lula.

Além da celebração do Primeiro de Maio, conferimos três mobilizações trabalhistas no Estado de Pernambuco. No município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, o destaque vai para as campanhas e indicação de greve dos petroleiros, que exigem que a Petrobras não seja privatizada. Em Goiana, também na Região Metropolitana do Recife, conferimos a organização dos metalúrgicos, que levantam a voz pela memória de Vandson Milton da Silva, trabalhador que perdeu a vida por conta de acidente de trabalho dentro da fábrica da Fiat Chrysler Automobiles. Também conversamos com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Recife, que anunciou greve da categoria por tempo indeterminado. 

Inspirado no escritor uruguaio Eduardo Galeano, o comentário do colunista Aristóteles Cardona Júnior relaciona os desdobramentos de tantas acusações e poucas comprovações de verdade na política do Brasil e do mundo. Da capital carioca, conferimos a aprovação de cinco projetos de lei de autoria da vereadora Marielle Franco, do PSOL, executada no último dia 14 de março, ao lado do motorista Anderson Gomes.   

No Esportes de Fato ouvimos algumas memórias de ouvintes sobre as edições da Copa do Mundo de Futebol. Também organizamos os palpites da terceira rodada do Bolão de Fato, que está sendo liderado pelo colunista esportivo Vinícius Sobreira.

Edição: Daniel Lamir