Omissão

Governo do Paraná corta segurança e libera trânsito para desestabilizar apoio a Lula

No entanto, a Vigília Lula Livre continua ativa apesar do descumprimento de acordos pela Polícia Militar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O presidente do PT do Paraná denunciou as manobras do governo para provocar a vigília
O presidente do PT do Paraná denunciou as manobras do governo para provocar a vigília - Eduardo Matysiak/PT-PR

No final da tarde de ontem (8), a Vigília Lula Livre realizava as suas atividades normais, com os manifestantes organizados para ouvir os deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, que estiveram em Curitiba para visitar o ex-presidente Lula. Porém, foram surpreendidos com um descumprimento da Polícia Militar do Paraná, que abriu as ruas nas imediações e retirou viaturas que faziam a segurança.

A decisão pelo reforço de viaturas no entorno na Superintendência da Polícia Federal, onde está o ex-presidente Lula, havia sido tomada logo depois que uma pessoa ainda não identificada disparou 20 tiros contra o acampamento Marisa Leticia, que fica próximo da  sede da Polícia Federal. Na ocasião foi feita uma negociação entre os organizadores da vigília e as autoridades do governo paranaense e da Prefeitura de Curitiba, pela segurança de moradores e manifestantes.

Na noite desta terça-feira, o presidente estadual do PT do Paraná, Dr. Rosinha, foi à vigília e denunciou o descumprimento do acordo: “Não houve nenhuma negociação de parte nenhuma. Foi uma decisão unilateral da Secretaria do Estado da Segurança Pública. Além disso, agora carros podem subir e provocar acidentes graves. Nós cumprimos todas as demandas das negociações. Eles não. Se algo acontecer, a responsabilidade é de quem descumpriu o acordo.”

Uma das partes de negociação recente, intermediada pelo Ministério Público do Paraná, no dia 7 de maio, foi a retirada do equipamento de som da vigília e com isso a manutenção da segurança, este último item descumprido.

Rosinha reafirmou a continuidade da Vigília Lula Livre como símbolo da resistência contra a prisão política do ex presidente. Nesta manhã novas caravanas chegaram ao Acampamento Marisa Letícia e tanto o “Boa Noite Lula” de ontem, como o “Bom dia Lula”, desta quarta aconteceram em formato de jogral, com mais vigor e a participação de manifestantes das novas caravanas que chegaram ao acampamento.  

Em nota, a coordenação da Vigília Lula Livre, informou ainda que a Prefeitura de Curitiba desmarcou reunião agendada para esta quarta (9), cuja pauta seria sobre a estrutura da vigília. Denunciam também o governo do estado por ter retirado parte da proteção policial e colocar em risco os manifestantes e comunidade devido ao trânsito de carros e violência, como já fora observada em outros momentos. Reafirmam a continuidade da programação da Vigília, dado que este é um direito da livre manifestação.

Confira a Nota na íntegra

NOTA DA VIGÍLIA LULA LIVRE

As organizações que integram a Vigília Lula Livre denunciam a Prefeitura de Curitiba por ter desmarcado em cima da hora reunião agendada para o dia 9 (quarta), cuja pauta seria sobre a estrutura da vigília.
Denunciamos também o governo do estado por ter retirado hoje (8) parte da proteção policial de algumas ruas no entorno da Superintendência da PF, por ter reduzido o efetivo da Polícia Militar, colocando em risco manifestantes e a comunidade devido ao trânsito de carros e, já nesta madrugada, devido ao risco de violência contra manifestantes e contra o acampamento Marisa Letícia, como já foi observado em outros momentos.
Reafirmamos que mantemos na vigília nossa programação, atividades e quatro tendas instaladas, reforçando a disposição de lutarmos até a liberdade de Lula - livre, inocente e com direito a disputar as eleições.
Cobramos então das autoridades condições e segurança para realização do direito à livre manifestação, com diálogo e garantias, como temos feito desde o início.

Curitiba, noite do dia 8 de maio de 2018

Edição: Juca Guimarães