Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais - 12/05/2018

A edição mineira do Programa Brasil de Fato completa 01 ano neste final de semana. Confira a edição de aniversário!

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Negros e negras ocupam os postos de trabalhos mais precários, sofrem com a violência do Estado e com a falta de oportunidades
Negros e negras ocupam os postos de trabalhos mais precários, sofrem com a violência do Estado e com a falta de oportunidades - Ricardo Funari / Coletivo Imagens da Terra

O programa Brasil de Fato, edição Minas Gerais, completa um ano no domingo (13). Já são 51 programas veiculados todos os sábados, na Rádio Autêntica Favela 106,7 FM, com reprises aos domingos, às 7h. Todas as reportagens, quadros e entrevistas abordam uma visão popular das notícias e acontecimentos do estado, do Brasil e do mundo.

O dia 13 de maio também marca os 130 anos da Lei Áurea, medida que acaba com a escravidão no Brasil. Confira entrevista com Benilda Brito, coordenadora do Nzinga, coletivo de mulheres negras de Belo Horizonte. Ela explica o contexto da Lei, afirma que a desigualdade social está diretamente ligada ao período escravocrata e conta perspectivas do Encontro Nacional de Mulheres Negas +30, que acontece em dezembro, em Goiás. 

Continua após publicidade

Além disso, o programa Brasil de Fato traz a primeira de uma série de reportagens sobre o cotidiano das ocupações urbanas. A repórter Joana Tavares esteve na ocupação Carolina Maria de Jesus, no centro de Belo Horizonte, e conversou com moradores. A maioria das pessoas afirma que a ocupação melhorou suas vidas. 

Continua após publicidade

Ouça também reportagem sobre o aumento da passagem de metrô em Belo Horizonte. O valor foi reajustado em quase 90% e movimentos populares e sindicais organizam manifestação. Em nota, a Companhia de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que a justificativa do aumento é que a tarifa está congelada há 12 anos.

Continua após publicidade

 

Edição: Minas Gerais