Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 12/05/18

Aumento na tarifa do metrô e entrevista com Dona Marinete Silva (mãe de Marielle Franco) também estão em destaque.

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Doriel Barros falou sobre os desafios e corrida eleitoral em Pernambuco.
Doriel Barros falou sobre os desafios e corrida eleitoral em Pernambuco. - Arte: Diva Braga

O convidado da edição é Doriel Barros, presidente da Fetape (Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco). Na conversa com Doriel Barros, os temas discutidos envolvem a situação das políticas públicas para o campo no país e as perdas de direitos populares. No âmbito estadual, a entrevista destaca os desafios sociais e econômicos no estado e a corrida eleitoral com a formação de pré-candidatas e pré-candidatos para o governo estadual. Doriel Barros também falou sobre as gestões da Fetape nos últimos anos. 

A terceira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária aconteceu de 03 a 06 de maio, em São Paulo. Conferimos algumas situações que marcaram a Feira, realizada pelo MST, como uma celebração que juntou cores, sabores, sotaques e ritmos de todos os lugares do país. Acompanhamos também a delegação pernambucana que representou a produção de alimentos saudáveis feita por trabalhadores e trabalhadoras assentadas ou acampadas em Pernambuco.   

Sobre o aumento de cerca de 90% na tarifa do metrô, escutamos a população e apresentamos a mensagem de alerta sobre a falta de recursos, alegada pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Também informamos sobre a mobilização puxada por movimentos populares na Estação Central do Recife, na última sexta-feira (11). 

Para atualizar as informações sobre a prisão política de Lula, a reportagem do Brasil de Fato levantou temas como as recorrentes perseguições às mobilizações populares nas ruas curitibanas, a reafirmação da pré-candidatura e os episódios de proibições de visitas ao local em que Lula na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR). 

Também denunciamos a ação truculenta sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras dos acampamentos Democracia e Dom Tomás Balduíno, no Sertão do São Francisco pernambucano. O operação contou com policiais e seguranças do projeto de irrigação no Pontal Sul, em Petrolina (PE). A reintegração de posse dos acampamentos aconteceu a pedido da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF). Em princípio existia um acordo que as famílias seriam deslocadas para outra área até o mês de junho deste ano.


Ouvimos também Dona Marinete Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, executada há dois meses, no Rio de Janeiro, ao lado do motorista Anderson Gomes. Na conversa, Dona Marinete Silva recorda a formação e a identidade da filha, que cresceu mantendo sempre propostas e sonhos para a transformação social e garantia de direitos.   

O chamado Fake News é o mote da coluna de Aristóteles Cardona Júnior desta semana. Aristóteles Cardona nos lembra que criar ou compartilhar informações falsas é uma das formas de arruinar direitos nossos, conquistados ao longo de décadas. A análise inclui observações sobre, por exemplo, como as Fakes News podem atrapalhar no acesso à saúde. 

No Bolão de Fato destacamos quem está liderando os prognósticos de acertos nos jogos do Sport, Náutico e Santa Cruz. Quem será?  

Edição: Daniel Lamir