Habitação popular

Mutirão de bioconstrução arrecada fundos para construir casas de sem-teto

Com a ajuda de voluntários, projeto pretende erguer 59 casas ecológicas para famílias de Planaltina (DF)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Projeto de construção de casas sustentáveis reúne militantes do MTST e voluntários do DF
Projeto de construção de casas sustentáveis reúne militantes do MTST e voluntários do DF - Mídia Ninja

 

Militantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) do Distrito Federal e voluntários estão articulando um mutirão solidário para a construção de casas ecológicas destinadas a  famílias que ainda não foram contempladas pelos programas habitacionais do governo.

A intenção é construir 59 imóveis em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal (DF), para abrigar pessoas que, em 2016, foram despejadas de um acampamento local.

Diante da situação, os moradores foram encaminhados para um albergue do governo, onde vivem até hoje. A dona de casa Madalena Zeferino, que está há quatro anos na fila de habitação, não vê a hora de sair do abrigo e realizar o sonho da casa própria.

“É uma sensação única. É um sonho que está sendo construído com a ajuda de muitas pessoas, muitos aliados. Um sonho que todo mundo tem, mas poucos conseguem realizar, diante da situação que a gente vive no país”, afirma.   

Madalena está entre as cerca de 3 mil famílias do MTST que aguardam na fila dos programas de habitação no DF. As 59 que serão contempladas no mutirão são famílias de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O terreno onde os imóveis serão construídos foi doado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e deve receber o mutirão de bioconstrução a partir do próximo dia 30. Até lá, os futuros moradores contam com a solidariedade de quem estiver disposto a ajudar a financiar o projeto.

Para isso, o grupo organiza atualmente uma vaquinha virtual para arrecadar fundos. A militante Maria Zezé, da direção nacional do MTST, destaca que o mutirão também recebe doação de materiais de construção, ferramentas, entre outros.  

“Toda colaboração é muito bem-vinda.  Às vezes o que as pessoas acham que é lixo pra elas, pra gente, é prêmio. A gente consegue adaptar e fazer com que tenha vida útil na casa dessas famílias. Vai ter muita importância”, ressalta.  

Neste sábado (19), será realizado, em Brasília, um bazar beneficente pra arrecadar fundos para o projeto. As informações sobre os ingressos para o evento estão disponíveis no link: https://www.facebook.com/events/435351620212171/

 Já a vaquinha virtual pode ser acessada aqui (http://vaka.me/fns5zv.)

 

Edição: Guilherme Henrique