Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 19/05/18

Viajamos pelas ondas sonoras de experiências que ecoam direitos e vozes populares

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Lirinha falou sobre ligação com MST, novo álbum e relações entre arte e política
Lirinha falou sobre ligação com MST, novo álbum e relações entre arte e política - Arte: Diva Braga

O programa Brasil de Fato Pernambuco conversou com o vocalista do Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, durante a passagem da banda pela capital pernambucana, para a apresentação do 12 de maio. Na conversa, Lirinha falou sobre o retorno da banda, a ligação dele com o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e relações entre arte e política. A entrevista com Lirinha foi feita pela repórter Vanessa Gonzaga. 

Experiências radiofônicas no contexto popular também é destaque na edição. Apresentamos as propostas da Radioweb Normandia, que segue em caráter experimental no Assentamento Normandia, em Caruaru (PE); a Rádio Camponesa FM, do Assentamento Palmares, em Crateús (CE), e a reportagem sobre a Rádio Rebelde, com a participação de Violeta Casal, na Revolução Cubana. Ainda no embalo do rádio, destacamos as edições estaduais do programa Brasil de Fato pelo país, e a Rádio Brasil de Fato, que segue com transmissão 24 horas por dia, desde o 1º de maio deste ano. 

Conferimos a semana do preso político Lula, na produção do boletim da Rede Lula Livre. Ainda sobre o pré-candidato com mais intenções de votos no país, apresentamos o Projeto Cartas para Lula Livre, realizado em Pernambuco. O projeto se soma ao fluxo de mensagens populares que chega do mundo inteiro para Lula, em Curitiba (PR).   

Ouvimos o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e a Frente de Luta Pelo Transporte Público sobre mais de uma semana com o reajuste na tarifa do metrô. De acordo com os movimentos populares, a intenção do governo sem votos de Michel Temer, do MDB, é privatizar o sistema metroviário na capital pernambucana. 

Também destacamos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças Adolescentes (18) com a participação de Hyldiane Lima, que faz parte da coordenação da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. 

No Esportes de Fato contamos a participação de ouvinte nos palpites do jogos dos times do Recife nas séries A e C do Brasileirão. Também destacamos a cobertura do BdF, com correspondentes na Copa de 2018.

 

Edição: Daniel Lamir