Negligência

Bradesco do PR é denunciado ao Procon por filas de até 4h

Entidades afirmam que demora é causada por descaso do banco e por condições de trabalho precárias

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No dia 24 de abril, uma ação foi realizada em 22 agências do Paraná com o objetivo de informar a população sobre negligências
No dia 24 de abril, uma ação foi realizada em 22 agências do Paraná com o objetivo de informar a população sobre negligências - Paula Zarth

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-PR) protocolou, nesta segunda-feira (28), junto ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), uma solicitação de fiscalização das agências bancárias do Bradesco quanto ao tempo de espera para atendimento.

Também foi realizado pedido de reunião junto à entidade para que os sindicatos de representação dos trabalhadores bancários possam contribuir nesse processo de fiscalização.

O objetivo do movimento sindical bancário é alertar à população que a culpa pelas filas e pela demora no atendimento não é dos trabalhadores, mas da gestão do banco, que elimina postos de trabalho e empurra os clientes para os canais tecnológicos que são restritos a quem tem acesso à internet.

Os sindicalistas ressaltam que Instituições financeiras são concessões públicas prestadoras de serviço à população, mas essa característica é desvirtuada pelos bancos, que só visam o lucro. A denúncia registra que há agências no Paraná em que a população é obrigada a esperar por até quatro horas em filas pelo atendimento.

Confira documento protocolado junto ao Procon.

“Essa denúncia oficial ocorre após diversas outras tentativas de negociação com o banco, que incluem pedidos de reuniões ignorados ou condicionados a reuniões em São Paulo. Também fizemos manifestações e atos públicos com o atraso de abertura das agências. A partir de agora, envolvemos outras instituições, como o Procon, para que o banco seja fiscalizado oficialmente e punido por esse descaso”, afirma Cristiane Zacarias, uma das dirigentes sindicais que assinam a denúncia.

Também assinam o documento o presidente da FETEC, Junior Cesar Dias, a secretária-geral da entidade, Daniele Perich, e os representantes das comissões regionais de representação dos trabalhadores nas negociações com o banco (COEs), além das dirigentes sindicais Ana Paula Lorini (Umuarama) e por Valdecir Cernal (Londrina)

No dia 24 de abril deste ano, uma ação já havia sido realizada em 22 agências do Paraná com o objetivo de informar à população que as filas são causadas por descaso do Bradesco e por condições de trabalho precárias. No dia 4 de maio, a FETEC encaminhou pedido de reunião junto ao banco, que não foi atendido.

Edição: Laís Melo