Eleições 2018

Lula tem 39% das intenções de voto e poderia vencer no 1º turno, aponta Vox

Pesquisa encomendada pela Central Única dos Trabalhadores foi divulgada nesta segunda-feira (28)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente Lula participa de ato político na Praça da Sé, em São Paulo, em janeiro deste ano
Ex-presidente Lula participa de ato político na Praça da Sé, em São Paulo, em janeiro deste ano - Foto: Ricardo Stuckert

Com 39% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve ampla vantagem sobre os demais candidatos a presidente da República na pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (28), contratada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula figura no primeiro lugar de pesquisas presidenciais de diversos institutos desde abril de 2016.

Mesmo preso há 52 dias na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba (PR), o ex-presidente não apenas sustenta a liderança: se as eleições fossem hoje, de acordo com o levantamento, Lula seria eleito em primeiro turno, já que sua intenção de votos supera a soma dos resultados dos demais concorrentes --juntos, eles concentram 30% das intenções de voto.

Os entrevistados que disseram ter intenção de votar em ninguém, em branco ou em nulo (21%) e os que não sabem ou não responderam (9%) somam os mesmos 30 pontos percentuais.

Reprodução: Pesquisa CUT/Vox

Ainda de acordo com a pesquisa, Lula venceria todos os cenários testados para o segundo turno: contra Marina Silva (45% x 14%), Jair Bolsonaro (47% x 16%) e Geraldo Alckmin (47% x 11%).

Metodologia

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, entre todos os estratos socioeconômicos.

Foram ouvidas 2.000 pessoas em 121 municípios. A margem de erro é de 2,2%, com intervalo de confiança de 95%.

 

Edição: Diego Sartorato