Mobilização

Frentes deliberam por ato unificado em João Pessoa (PB)

Contra os altos preços dos combustíveis, do gás de cozinha e em defesa da democracia ato está marcado para hoje, 30.

João Pessoa (PB) |
Assembleia convocada pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo reuni aproximadamente 500 pessoas no Sindicato dos Bancários.
Assembleia convocada pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo reuni aproximadamente 500 pessoas no Sindicato dos Bancários. - Paula Adissi

Na noite da última terça, 29 de maio, mais de quinhentas pessoas se reuniram no sindicato dos bancários, em João Pessoa, para discutir sobre a crise dos combustíveis que tem tomado o debate nacional. O encontro foi um chamado conjunto da Frente Brasil Popular e da Frete Povo sem medo, mas compareceram diversos outros atores sociais e coletivos de luta. A assembleia foi uma preparação para as atividades desta quarta, 30 de maio, de um dia de mobilização juntamente com a paralisação dos petroleiros em todo o Brasil em defesa da Petrobrás e para baixar o preço dos combustíveis.

“Essa plenária popular de hoje consegue aglomerar um setor muito maior que a Frente povo sem medo e a frente Brasil popular. Isso nos anima porque essa luta não é só dos caminhoneiros, não é só pelo diesel, ela hoje já é dos diferentes setores que inclusive reivindicam democracia. Essa plenária de hoje mobiliza as pessoas para um ato nacional que tem tudo para ser potencializado com a paralização dos petroleiros em todo o Brasil", afirmou Tárcio Teixeira, membro da Frente povo sem medo.

Para Marcos Freitas, membro da coordenação da Frente Brasil Popular foi uma plenária bastante representativa: "muitas pessoas atenderam ao chamado das frentes. Vamos construir um ato amanhã na perspectiva de estabelecer o contato com a população sobre essas questões que estão na ordem do dia como o preço do gás, o preço da gasolina".

Foi também deliberada uma comissão para ficar à frente da construção de outros espaços coletivos como esse. O objetivo é fortalecer a relação com as comunidades a partir dos espaços de ocupação urbana já existentes na cidade.

O ato desta quarta tem concentração marcada para as 14 horas, em frente ao centro de zoonoses, no bairro dos Bancários. De lá os manifestantes seguem até o mercado público do bairro de Mangabeira

Edição: Paula Adissi