Agricultura

Encontro em MG reúne experiências de agroecologia em área urbana

O IV Encontro Nacional de Agroecologia acontece até domingo na capital mineira, com artesanato e comidas saudáveis

Belo Horizonte

,

Ouça a matéria:

Produção dos agricultores Altamiro Lourenço e Cirlene Lourenço, no assentamento Serra Dourada / Roberto Nunes

A agricultura urbana esteve em pauta no segundo dia do Encontro Nacional de Agroecologia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Diversas experiências de agroecologia nas cidades brasileiras foram compartilhadas pelos participantes do evento que acontece no Parque Municipal de BH, na região central da capital mineira.

 

A agricultora Alzenir da Silva contou que trabalha desde 2005 com agroecologia em pleno centro urbano de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Atualmente, ela faz parte da Cooperativa de Agricultura Familiar Univerde, criada em 2008 na cidade da Baixada Fluminense.

 

Já o índio da etnia xucuru Dário Jurema, representante da Aldeia Maracanã, contou como está sendo o processo de recuperação do espaço na Zona Norte do Rio de Janeiro que já abrigou o Serviço Nacional de Proteção ao Índio e o Museu do Índio.



O engenheiro agronômo Ranieri Barbosa contou como trabalha com a agricultura urbana em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

 

O IV Encontro Nacional de Agroecologia acontece até domingo na capital mineira, com feira de artesanato, comidas saudáveis, palestras e atividades culturais que envolvem a construção de um modelo sustentável de produção e consumo de alimentos.

Edição: Joana Moscatelli