Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 02/06/2018

Edição destaca a paralisação dos petroleiros, o IV Encontro Nacional de Agroecologia e mobilizações pela democracia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao ar todos os sábados, às 8 horas, com reprise aos domingos no mesmo horário, pela rádio Bandeirantes 1360 AM
Programa vai ao ar todos os sábados, às 8 horas, com reprise aos domingos no mesmo horário, pela rádio Bandeirantes 1360 AM - Gabi Lucena | BdF

O programa deste sábado (02/06) fala sobre a paralisação dos petroleiros e o impacto que a política de preços da Petrobras gera no consumidor, com destaque para uma análise do atual modelo de gestão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, que tem contribuído para os sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis no país.

 

Além disso, a edição traz também uma reportagem sobre a entrada do Brasil na lista da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dos países que violam convenções trabalhistas. Representantes de entidades sindicais explicam a gravidade desta notícia e o que contribuiu para que o Brasil integre a lista suja da OIT.

 

Em entrevista especial concedida ao repórter Eduardo Miranda, o ator estadunidense e embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Danny Glover, fala sobre a sua visita ao Rio de Janeiro, a importância da atuação dos movimentos populares no mecanismo de pressão social com os governos e da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A edição fala ainda do terceiro Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude, que ocorre até domingo (3), em Nova Iguaçu e reúne cerca de 500 jovens do estado com o intuito de debater a construção de um projeto popular de sociedade.

 

A edição fala ainda do terceiro Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude, que ocorre até domingo (3), em Nova Iguaçu e reúne cerca de 500 jovens do estado . O nosso apresentador, Luiz Ferreira realizou uma entrevista com o diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, sobre os casos de racismo no mundo do futebol e  as maneiras mais eficientes de combater a discriminação.

 

Ainda sobre  discriminação racial, Jaqueline Deister traz uma reportagem sobre como a indústria dos cosméticos exclui as pessoas de pele negra do mercado da maquiagem.

 

Além disso, a edição conta com uma entrevista especial realizada pela equipe do Brasil de Fato de Pernambuco com a assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social Educacional (FASE), Maria Emília Pacheco, sobre soberania alimentar e o Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que ocorre até domingo (3) em Belo Horizonte (MG).

 

Na coluna Alimento é Saúde desta edição, vamos conhecer mais sobre os fitoterápicos indicados para a saúde das mulheres. Quais chás são os mais indicados para aliviar a cólica menstrual? E os calores causados pela menopausa?

 

No Repórter SUS desta semana, conversamos com a pesquisadora Ariane Leites Larentis, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) sobre os danos à saúde causado pelo benzeno, substância presente na gasolina e que é responsável por doenças como o câncer.

 

A edição conta ainda com a coluna Ouvindo Estrelas, com a astróloga Ana Lúcia, explicando sobre o signo de Libra.

 

O programa pode ser ouvido pela Rádio Web Brasil de Fato  ou no dial, pela Rádio Bandeirantes, 1360 AM, as 8h da manhã. O programa tem reprise aos domingos, no mesmo horário.

Edição: Jaqueline Deister