Dossiê

Instituto Tricontinental lança dossiê "Lula e a Batalha pela Democracia"

Organização que reúne intelectuais de três continentes se debruça sobre a conjuntura política brasileira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Publicação traz um olhar em profundidade sobre o momento político brasileiro
Publicação traz um olhar em profundidade sobre o momento político brasileiro - Foto: Giorgia Prates

Um grupo de pesquisa idealizado e levado adiante por movimentos populares de África, Ásia e América Latina, O Instituto Tricontinental, publicou um dossiê sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compreendendo a luta pela liberdade do líder brasileiro como uma "batalha pela democracia".

A publicação, disponível em português, espanhol e inglês, conta a história do acampamento em Curitiba que pede a liberdade do ex-presidente desde o dia de sua prisão, analisa o contexto de lawfare, ou seja, a guerra jurídica travada contra o petista, e traz algumas discussões sobre o que seria um "golpe suave" em um país como o Brasil.

Além disso, analisa as perspectivas de resistência, a "onda rosa" dos movimentos sociais, os argumentos da defesa de Lula e faz uma leitura sobre seu papel como símbolo de massas no país. Para completar, traz os manifesto do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST) e da Frente Brasil Popular, que reúne mais de 80 organizações e partidos.

Baixe aqui o Dossiê "Lula e a Batalha pela Democracia no Brasil".

Edição: Diego Sartorato