Minas Gerais

INICIATIVA

Voluntários organizam curso pré-ENEM em quatro unidades da RMBH

Além de preparar para concursos, objetivo é levar uma educação transformadora a jovens da periferia

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

A gente tenta fazer com que a formação não seja alienante”, diz professor do cursinho
A gente tenta fazer com que a formação não seja alienante”, diz professor do cursinho - Ricardo Marques | Narra_tiva

Na Serra, a maior favela de Belo Horizonte, é só perguntar onde funciona o “projeto”. É assim que a comunidade chama o lugar onde funciona o cursinho DoarEduca. Lá, todos os dias úteis, a partir das 19h, acontecem aulas de disciplinas regulares como português, matemática, física, mas por uma perspectiva transformadora. Tudo gratuito.
Israel de Jesus Brito é um dos alunos da unidade da Serra, está no segundo ano do ensino médio e já estuda para a prova de engenharia aeroespacial. “Está me dando uma preparação muito boa”, diz, “na escola, os professores só ensinam o básico, aqui eles aprofundam a matéria. Se você tem dúvida você pode perguntar sem medo. Na escola o professor briga com você ou joga a culpa em outro professor”. 
Para Israel, o mais importante é a segurança que os professores do cursinho passam, até mesmo para errar. Isso é parte da perspectiva transformadora que os educadores procuram colocar em prática, conforme explica Bruno Almeida, um dos coordenadores. 
A ideia é ajudar quem quer fazer a prova do ENEM, fazer concursos, passar no ENCCEJA, mas também para que o jovem entenda o lugar onde mora e seja questionador. “A gente tenta fazer com que essa formação não seja alienante. Não queremos que o aluno estude, passe no vestibular e vire um opressor”, diz Bruno. 

Socialização

São muitos os alunos que não estão com o objetivo de prestar uma prova. Há mães que vão acompanhar os filhos e acabam assistindo às aulas, há estudantes de séries do ensino fundamental e também pessoas portadoras de deficiência. Laila Barreto, coordenadora da unidade Vila Dias, lembra de um senhor que diminuiu seus remédios e começou a aceitar fazer terapia depois de entrar no cursinho.
“É maravilhoso. As notícias de melhoria na vida das pessoas valem tanto quanto passar numa prova”, alegra-se. 

Onde encontrar

O cursinho DoarEduca tem três núcleos em Belo Horizonte. No bairro Nova Pampulha, ocupação Dandara, na Rua Seis, 120; no bairro Santa Tereza funciona na Vila Dias, rua Conselheiro Rocha, 2300; e na Serra é na Rua Castelo Novo, 1001, no Projeto Providência. O cursinho tem núcleo também em Vespasiano, no conjunto Morro Alto, avenida Existente, 1425.
O cursinho é organizado por uma rede de aproximadamente cem voluntários. As inscrições são gratuitas e ficam abertas durante todo o ano. Mais informações no email [email protected] ou no Facebook.com/DoarEduca.

Edição: Joana Tavares