Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 09/06/2018

Edição destaca o aumento dos conflitos agrários no Brasil, o lesbocídio e os casos de racismo nos Jogos Jurídicos no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo a CPT, ocorreram 71 mortes no campo em 2017 e 31 delas foram decorrentes de chacinas
Segundo a CPT, ocorreram 71 mortes no campo em 2017 e 31 delas foram decorrentes de chacinas - Arquivo/Agência Brasil

O programa deste sábado (09) fala sobre o relatório anual apresentado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) que aponta o registro de mortos em conflitos agrários no Brasil. Segundo o levantamento, a violência no campo cresceu 16,4% em relação a 2016.

Além disso, a edição traz também uma reportagem sobre a situação da Petrobras, que mesmo após a saída de Pedro Parente, mantém a alta descontrolada dos combustíveis.

Ainda sobre violência, o programa fala sobre o aumento do assassinato de lésbicas no Brasil, o lesbocídio. Segundo o Dossiê Sobre Lesbocídio no Brasil, entre 2014 e 2017, 126 lésbicas foram brutalmente assassinadas no país.

Nas notícias regionais, a edição trata do caso de racismo protagonizado por estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) durante os Jogos Jurídicos que ocorreram no último final de semana na Região Serrana de Petrópolis.

Continua após publicidade

Com relação à mobilidade urbana, o programa traz uma entrevista com o representante da ONG Transporte Ativo, Zé Lobo, que é um dos organizadores do Bicicultura. O evento é um dos maiores encontros de ciclomobilidade no Brasil.

Na coluna Repórter SUS desta semana, Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), fala sobre o corte na saúde para baratear o combustível.

No quadro Momento Agroecológico, o programa fala da importância das sementes crioulas, que são variedades tradicionais, desenvolvidas e adaptadas por agricultores familiares, quilombolas e indígenas.

Nesta semana, a astróloga Ana Lucia traz uma análise sobre o signo de escorpião.

E direto da Rússia, os correspondentes do Brasil de Fato comentam as últimas notícias da Copa do Mundo.

O programa pode ser ouvido pela Rádio Web Brasil de Fato  ou no dial, pela Rádio Bandeirantes, 1360 AM, as 8h da manhã. O programa tem reprise aos domingos, no mesmo horário.

Edição: Jaqueline Deister