Paraná

Rússia 2018

Fernandinho e Miranda levam o Paraná para a Copa

Nascidos em Londrina e Paranavaí começaram nas categorias de base do PSTC e no Coritiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Seleção  passa  por  testes  físicos  na  Granja  Comary.  Na  foto,  Miranda  e  Thiago  Silva.
Seleção passa por testes físicos na Granja Comary. Na foto, Miranda e Thiago Silva. - Lucas Figueiredo/CBF

Dos 23 convocados por Tite para a Copa do Mundo, dois nasceram no Paraná e deram os primeiros chutes em clubes do Estado. Fernandinho chegou às categorias de base do PSTC, em Londrina, aos 13 anos. Foi campeão, em 2001, do Paranaense Juvenil e da Taça Londrina Juvenil. Jogava como lateral direito, mas era artilheiro do time. 

No mesmo ano foi contratado pelo Atlético Paranaense e fez parte do elenco que ganhou o campeonato brasileiro de 2001 e o Paranaense de 2001, 2002. Em 2005 voltou a ganhar o estadual como titular da equipe e foi vendido para o Shakhtar Donetsk. Em 2013, foi para o Manchester City, onde é titular do time campeão inglês. 

Já o zagueiro Miranda nasceu em Paranavaí, no dia 7 de setembro de 1984, e jogou desde pequeno nas categorias de base do Coritiba. No time principal, fez 89 partidas e foi negociado em julho de 2005 com Sochaux, time francês em que ficou apenas uma temporada. Depois jogou no São Paulo, no Atlético de Madrid e está atualmente na Internazionale de Milão. 

 

Edição: Laís Melo