Podcast

PAPO ESPORTIVO | A Copa do Mundo e aquele velho discurso moralista

Será que o povo não tem direito nem a curtir a seleção na Copa?

Ouça o áudio:

Seja como for, deixe-se contagiar
Seja como for, deixe-se contagiar - Lucas Figueiredo | CBF
Será que o povo não tem direito nem a curtir a seleção na Copa?

Desde que eu me entendo por gente, sempre vi a empolgação do torcedor brasileiro com a Copa do Mundo. Sempre tinha aquela galera que se fazia de difícil e falava que não ligava pra Copa, mas todo mundo se juntava no final. Seja para comemorar as vitórias ou afogar as mágoas depois das derrotas. Bom, todo mundo sabe que o país vive um momento muito diferente de 1994 e de 2002. Já não vemos tantas ruas enfeitadas como antigamente e a empolgação do povo já não é a mesma. E isso acontece por conta de uma série de motivos: a crise econômica, as lambanças e falcatruas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o fiasco dos 7 a 1 sofridos em 2014. O Brasil vem sendo tomado pelo desânimo. Mas esse nem é o problema. O problema é aquele velho discurso moralista dos anos anteriores que voltou com força em 2018.

- Vocês aí falando de futebol e a Educação e a Saúde nesse estado.

- A Copa do Mundo começou e ninguém mais fala de corrupção...

- Os alienados vão ficar falando de futebol e os ladrões vão continuar roubando!

Será que o povo não tem direito nem de curtir a Seleção na Copa?

Bom, caro amigo, se você pensa assim, lamento informar que essa coluna é pra você. E já digo de antemão que esse discurso me irrita profundamente. Querer colocar a culpa dos problemas do país no futebol, na Copa do Mundo e na Seleção Brasileira é querer desviar o foco da própria responsabilidade que cada um de nós possui diante de tudo o que aconteceu de 2016 pra cá. Afinal, a Educação, a Saúde e a Segurança não pioraram só porque a Copa está pra começar, não é mesmo? E tem outra coisa: onde você estava quando professores, médicos e outros profissionais saíram às ruas para lutar contra o sucateamento do serviço público?

Pois é… Infelizmente, alguns valores andam um pouco desvirtuados nesses dias. Você tem todo direito de não gostar de futebol, da Seleção e da Copa do Mundo. Você pode se esconder numa caverna durante o Mundial e só voltar depois da decisão. Só não precisa ficar censurando quem quer se divertir com o Velho e Rude esporte Bretão. O povo já está sendo alijado de diversos direitos nos últimos meses. Será que nem futebol a gente pode curtir mais?

Que a Seleção Brasileira faça um papel sensacional na Rússia e volte com o hexa pra casa. E que nosso discurso comece a ter um pouco mais de coerência nos meses que virão depois da Copa do Mundo.

Edição: Redação RJ