NOVIDADE

Brasil de Fato online lança páginas regionais em 4 estados

Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão conteúdo local e diário a partir desta sexta-feira (15)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A boa recepção dos tabloides evidenciou a demanda por conteúdo jornalístico local em Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná
A boa recepção dos tabloides evidenciou a demanda por conteúdo jornalístico local em Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná - Pablo Vergara

A partir desta sexta-feira (15), os estados de Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão uma página específica para publicação de matérias regionais no site do Brasil de Fato.

O portal principal levará aos outros endereços eletrônicos específicos que serão alimentados pelas equipes do Brasil de Fato em cada um desses estados, que já circulam a edição tabloide do jornal semanalmente.

“Essa experiência com os tabloides nos ensinou que há uma grande demanda mais local, próxima da realidade das pessoas, tanto da cidade quanto dos estados elas vivem. Isso ficou muito perceptível com a boa aceitação que o jornal teve aqui no estado, tanto da população que pega na rua, como de pessoas ligadas aos sindicatos e movimentos populares, que mostram que existe mesmo essa demanda de se ver representado”, afirma Joana Tavares, editora do BdF em Minas Gerais.

Fonte diária

Monyse Ravena, editora do BdF de Pernambuco, acredita que um espaço online que reúna pautas com características locais pode aproximar ainda mais o leitor, que a partir de agora ganhou mais uma fonte de notícia diária.

“Se o leitor quer se informar sobre política nacional, com conteúdo mais densos, tem o site do Brasil de Fato, mas se também quer ter notícias com um caráter mais local, mais próximo daquilo que move a vida das pessoas ali, ele também vai ter páginas de conteúdo em que vai poder aumentar sua identidade", comenta Monyse.

“Estamos bem ansiosos para o lançamento das páginas para ver qual vai ser a aceitação, como isso vai se organizar, mas estamos com boas expectativas também”, complementa.

Joana Tavares também avalia que esse novo espaço na internet é importante para divulgar informações e opiniões dos estados, que podem ampliar o público do Brasil de Fato e aumentar a possibilidade da disputa de compreensão dos fatos que acontecem no país.

"É uma vitória que agora possamos ter esse espaço na internet, porque quer dizer que a gente consegue pautar as coisas de outra forma, e esperamos inclusive que, com essa página, mais gente se some ao projeto, que tenhamos mais articulistas e possamos cobrir melhor as diversas regiões do estado", diz a editora do BdF MG.

Monyse acredita que a importância da página regional vai muito além da própria informação. “É mais um instrumento de comunicação que vai estar a serviço de um projeto político e de uma visão de comunicação popular que acreditamos”, resume.

 

Edição: Juca Guimarães