Pernambuco

COPA DO MUNDO

Estados Unidos atrapalha seleção do Irã, que estreia nesta sexta

Embargo econômico imposto por Donald Trump afetou preparação dos atletas iranianos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atletas do Irã não poderão usar material esportivo Nike nesta Copa
Atletas do Irã não poderão usar material esportivo Nike nesta Copa - Reprodução da internet

Desde maio o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem tomado medidas econômicas contra o Irã. Um dos efeitos do embargo é que empresas norte-americanas, como a fabricante de material esportivo Nike, não podem fornecer material para esportistas iranianos, o que afetou diretamente a fase final de preparação do país asiático para a Copa do Mundo.

As empresas de material esportivo fazem acordos para fornecer material novo para as equipes ou atletas individuais em grandes torneios como este. O pedido de desculpas da Nike a poucos dias do início da Copa, informando que não enviaria o material prometido, pegou os iranianos de surpresa. Os jogadores precisaram buscar outros materiais a poucos dias da estreia.

O técnico da seleção iraniana, o português Carlos Queiroz, também reclamou que amistosos da fase final de preparação acabaram sendo cancelados pelas outras seleções, sem explicações, o que ele interpretou como consequência da pressão imposta pelos EUA. A FIFA não se pronunciou sobre o tema.

O Irã estreia em sua 4ª Copa do Mundo nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), contra a seleção de Marrocos, no Estádio Olímpico de Sochi. O jogo abre o Grupo B, que tem ainda Espanha e Portugal. As seleções ibéricas duelam também nesta sexta, mas às 15h.

Edição: Monyse Ravena