Lula Livre

A frei Sérgio Gorgën, Lula afirma que encara período no cárcere como uma provação

Ex-presidente também criticou o preço dos combustíveis e a política do governo Temer

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
De acordo com Lula, a Petrobras
De acordo com Lula, a Petrobras - Eduardo Matysiak/Agência PT

Frei Sérgio Görgen, da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), religioso que acompanha movimentos sociais do campo, visitou o ex-presidente Lula, na tarde de segunda-feira (18), na Superintendência da Polícia Federal, localizada no bairro Santa Cândida, região norte de Curitiba.

Entre outros assuntos, passados 75 dias de cárcere, Lula afirmou encarar este período como uma situação de provação.

“Ele considera uma injustiça o que está passando e vai provar sua inocência. E falou algo que achei fundamental: ele disse que está encarando esse tempo como uma provação. Minha opinião é que o povo brasileiro também está passando por uma provação”, afirmou o frei. Ainda assim, o frei encontrou um Lula sereno e otimista, sem rancor, reafirmando sua candidatura presidencial.

Como ocorre todas as segundas-feiras, o ex-presidente recebeu a visita de uma liderança religiosa. Ao final do encontro, ela transmite as impressões da conversa e a mensagem de Lula para a Vigília Lula Livre, localizada há cem metros da PF, e para o restante do país.

Nas palavras de Gorgën, Lula novamente criticou a política do governo Temer (MDB), ao afirmar que não suporta que as pessoas voltem a passar fome, e para o ex-presidente, segundo Gorgën, é preciso recuperar o petróleo para o povo brasileiro.

“Não tem sentido o preço do óleo, o preço do gás, o preço da gasolina como está. Porque a Petrobras não é para dar lucro para os investidores americanos, é para dar vida digna para o povo brasileiro”, relatou Gorgën.

Além disso, frente a um quadro de deterioração das condições de vida dos brasileiros e preocupação com o futuro do país, de acordo com Gorgën, ambos conversaram sobre o momento em que o povo brasileiro pode reagir.

"Eu disse a Lula que o povo brasileiro está se preparando pra reagir. E ele é muito importante pra superarmos essa fase. Nós vamos continuar esclarecendo o povo para tirar o Lula dessa masmorra e para que ele vá para o Palácio do Planalto. Nós vamos ter que colocar esse país de pé e ele está disposto a fazer isso", revela Gorgën.

Presentes

Vindo do Rio Grande do Sul, no dia anterior, o frei solicitou que as pessoas enviassem por ele mensagens e presentes ao ex-presidente. A reação de solidariedade entre amigos foi imediata. Com isso, ele entregou ao ex-presidente uma sacola de presentes, com cartas e mensagens de crianças. Já artistas do Rio Grande do Sul enviaram CDs, DVDs e livros.

“Entreguei a ele um escapulário. Que representa proteção contra qualquer tipo de mal. Ele colocou no pescoço. Entreguei também uma Bíblia, que me acompanha há muitos e muitos anos nos acampamentos. Ele reclamou que as letras eram muito pequenas e eu falei que ele não precisava ler nela, mas que tinha uma simbologia importante”.

Edição: Juca Guimarães