Pernambuco

FESTA JUNINA

Confira a programação do São João do Recife para esse fim de semana

O Brasil de Fato Pernambuco separou algumas programações juninas para diferentes públicos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Sítio Trindade é o principal palco do São João do Recife, com bandas e concurso de quadrilhas juninas
O Sítio Trindade é o principal palco do São João do Recife, com bandas e concurso de quadrilhas juninas - Wesley D'almeida/PCR

O São João é a festa da cultura popular mais difundida no Nordeste. Nasceu da Igreja Cristã que designa 24 de junho como o dia de festa em homenagem ao santo São João Batista e celebra a véspera de São João e o nascimento dele. Para além da religiosidade, a festa é celebrada nas ruas, casas e empresas em todo canto do Brasil. O Brasil de Fato Pernambuco separou algumas programações juninas que valem a pena conferir e brincar.

São João do MTC e Grito dos Excluídos
A festa de São João do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC) e o Grito dos Excluídos, será no dia 29 de junho, na sede do MTC, às 18hs. A programação conta com comidas típicas, muito forró com o Coletivo Siembra e um sorteio de um balaio junino. O evento homenageará a militante Margareth Albuquerque, que faleceu este mês. Os ingressos custam R$5 e já dá direito a participar do sorteio. Endereço: Rua Gervásio Pires, 404. Informações: 3222-0241.

São João no Recife
A Prefeitura do Recife preparou uma semana de programações juninas espalhadas pela capital pernambucana. O palco principal é no Sítio Trindade, onde terão muitos shows de artistas locais, concurso de quadrilha junina e muito mais. Além disso, vai ter festa ainda em nove arraiais de bairro montados pela Prefeitura no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana. Em vários bairros da cidade, 17 arraiais tradicionais terão apoio da Prefeitura do Recife como no UR-2 (Ibura), Córrego do Euclides, Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Arruda e Alto José do Pinho. No centro, o Desfile das Bandeiras Juninas, também no dia 22, a partir das 17h, levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró. 

Confira as principais atrações:

SÍTIO TRINDADE

Quinta-feira, 21 de junho
Quinteto Violado
Genival Lacerda
Josildo Sá
Petrúcio Amorim

Sexta-feira, 22 de junho
Beto Hortis
Cristina Amaral
Silvério Pessoa

Sábado, 23 de junho
Maciel Salu
Ivan Ferraz
Liv Moraes
Geraldinho Lins

Domingo, 24 de junho
Luizinho da Serra
Alcymar Monteiro
Maciel Melo
Nando Cordel

Sexta-feira, 29 de junho
Fulô de Mandacaru
Em Canto e Poesia
Novinho da Paraíba
Salatiel Camarão

Sábado, 30 de junho
Joquinha Gonzaga
Fabiana Pimentinha
Adiel Luna 
Daniel Bento

PÁTIO DE SÃO PEDRO (Centro do Recife)

Quinta-feira, 21 de junho
Quadrilha Junina Sapeca
Ciranda Popular da Fortaleza
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Bia Marinho
Suprema Corte
Banda Cascabulho

Quinta-feira, 28 de junho
Quadrilha Junina Mirim Fusão
Coco de Roda Popular da Fortaleza no São João 2018
Fim de Feira
Novinho da Paraíba
Dino G. Braia
Santanna O Cantador
Rogério Rangel

Sexta-feira, 29 de junho
Quadrilha Junina Mirim Fusão
Coco de Roda Popular da Fortaleza no São João 2018
Fim de Feira
Novinho da Paraíba
Dino G. Braia
Santanna O Cantador
Rogério Rangel

Para os pequenos

Na véspera de São João (23), principal data do Ciclo Junino, a festa começa mais cedo. A partir das 15h, o Sítio Trindade já tem programação para os pequenos matutos da capital, com apresentações da Inclusão Cia de Dança, Banda Tio Bruninho e Fadas Magrinhas.

Acorda Povo 

Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a comunidade da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, tem a tradição do Acorda Povo desde 1940. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-de-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h da manhã, o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô. Atualmente, conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro.

Coco de Mãe Biu

É no dia 29 de junho que toda a Comunidade Xambá realiza mais uma Festa do Coco de Mãe Biu. Esta é a 53ª edição da festa que celebra a memória do povo de Mãe Biu, que sempre revive, vive e samba em sua Calunga. O evento começa às 10h, no Quilombo Urbano do Portão do Gelo, em Xambá. A entrada é gratuita.  

Edição: Monyse Ravenna