RÁDIO

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 30/06/18

Entrevista sobre projeto Hixikanwe é destaque da edição

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Intercâmbio no Semiárido e PL do Veneno também estão em pauta
Intercâmbio no Semiárido e PL do Veneno também estão em pauta - Arte: Brasil de Fato

A edição traz uma conversa com as jornalistas Débora Brito e Mariana Reis sobre o projeto audiovisual Hixikanwe. A prosa seguiu para questões como inserção das mulheres negras no cinema e valorização da ancestralidade de Moçambique, e foi conduzida pela repórter Rani de Mendonça. Na entrevista, Débora Brito e Mariana Brito também falam sobre os desafios para tocar em frente o projeto e a proposta de financiamento coletivo. 

Nos destaques da semana, conferimos os detalhes e ameaças para a vida da população com a aprovação do chamado Projeto do Veneno, que foi aprovado por comissão especial da Câmara dos Deputados no último dia 25 de junho. A reportagem revela as possibilidades de aumento na quantidade de venenos na produção de alimentos e até mesmo a possibilidade de mudança de nomenclatura dos agrotóxicos, caso o Projeto seja aprovado nas casas legislativas nacionais e sancionado pelo presidente ilegítimo Michel Temer, do MDB.  

Continua após publicidade

Por outro lado, nossa reportagem acompanhou o intercâmbio que juntou as pessoas que convivem com as regiões semiáridas do Brasil com outras da Guatemala e de El Salvador. Após a visita de pessoas do Brasil para a América Central, nesta semana, foi a vez de agricultores e agricultoras da Guatemala e de El Salvador conhecerem experiências no interior de Pernambuco e da Paraíba. 

A Copa do Mundo na Rússia ganhou destaque com um boletim sobre a semana da seleção canarinha, que se prepara para encarar o México, nas oitavas de final. Também opinamos sobre comentários feitos por Juninho Pernambucano e Roberto Carlos, que, sem titubear, soltaram o verbo e avaliaram a situação política do país. No Bolão, a disputa sadia segue dobrada com os palpites no Brasileirão e na Copa do Mundo. 

A edição traz ainda um boletim sobre a semana do pré-candidato Lula, que permanece com maior intenção de votos para o pleito eleitoral marcado para o mês de outubro. Ainda em pauta, ecoamos o Projeto de Lei que pretende ampliar as condições de aplicabilidade das políticas públicas de discriminação positiva, nota de repúdio do MST contra reportagem da Revista Isto É e comentário de Aristóteles Cardona Júnior sobre o caso de esterilização compulsório, que ganhou repercussão na cidade de Mococa, no interior do Estado de São Paulo. 

Edição: Daniel Lamir