ELEIÇÕES MEXICANAS

Morena, partido de Obrador, lidera legislativo e conquista prefeitura da capital

Cidade do México terá primeira prefeita mulher em sua história; vantagem de Obrador foi maior do que prevista

Brasil de Fato | Cidade do México |
Candidato eleito comemora vitória com 130 mil pessoas na histórica praça Zócalo, no centro da Cidade do México
Candidato eleito comemora vitória com 130 mil pessoas na histórica praça Zócalo, no centro da Cidade do México - Foto: Equipe AMLO

Além de ter ganhado a Presidência da República, o Movimentação pela Regeneração Nacional (Morena), partido de Andrés Manuel López Obrador, também saiu vitorioso na disputa pelo segundo cargo mais importante do país: o governo do Distrito Federal. A nova chefe do governo da Cidade do México é a cientista Claudia Sheinbaum Pardo, que venceu com cerca de 47% dos votos, segundo o Instituto Nacional Eleitoral  (INE).

Continua após publicidade

Claudia Sheinbaum é a primeira mulher eleita para administra a Cidade do México e terá o desafio de resolver problemas complexos, como a falta de abastecimento de água, o aumento da violência, o desemprego e a pobreza.

No Congresso Nacional a correlação de forças, até o momento, também favorece ao Morena, que conta com 41% das vagas da Assembleia dos Deputados Federais. O PAN, a maior força política da oposição, está com 18%. O PRI tem 16%. No entanto, o percentual de votos apurados é de 60%, portanto a correlação de forças ainda não está definida. Os resultados finais serão divulgados na terça-feira (3).

Até o momento, os números oficiais mostram que vitória de López Obrador foi maior do que apontavam as pesquisas de intenção de voto de boca de urna - que indicavam vantagem de 20%. Com 70% dos votos apurados, o Instituto Nacional Eleitoral (INE) informou que os dados preliminares mostram que Obrador ganhou com 53% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário, o candidato Ricardo Anaya, do Partido de Ação Nacional, obteve 22%. Já José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do atual presidente Enrique Peña Nieto, teve apenas 15% dos votos. De acordo com o INE, a participação foi de 63%. Cerca de 86 milhões de mexicanos estava aptos a votar.


Claudia Sheinbaum é cientista e especialista em mudanças climáticas. (Foto: Reprodução)

Obrador foi enfático durante sua campanha ao afirmar que o grau de mudança de seu governo dependerá da composição do Congresso. Com dois terços do parlamento, ele poderia alterar inclusive a Constituição Federal, no entanto uma maioria simples (50% mais 1) limitaria seu governo.

Nessas eleições oito, dos 32 estados, realizaram eleições para governadores. O partido Morena venceu em cinco deles. Além da Cidade do México (DF), vai governar os estados de Chiapas, Morelos, Tabasco (estado de Obrador) e Veracruz.

Repercussão internacional

Na manhã dessa segunda-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump informou que ligou para o presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador e disse que manteve uma conversa de 30 minutos com o mexicano. Disse ainda que Obrador obteve uma vitória contundente e que sempre soube que um dia ele seria presidente do México.

A vitória de Andrés Manuel López Obrador foi o assunto mais comentado nas redes sociais na noite de domingo. A eleição também gerou reações entre outros chefes Estado ao redor do mundo. O presidente Evo Morales, da Bolívia, foi o primeiro a felicitar Obrador, ainda na noite de domingo. 

O presidente da Rússia informou, através do Kremlin, que enviou uma carta ao candidato eleito. Vladimir Putin explessou que “valoriza imensamente a relação tradicionalmente amistosa que a Rússia mantém com o México”.

Assim também o presidente da Venezuela enviou saudações ao povo do México pela eleição. “Que se abram as largas vias de soberania e amizade de nossos povos”, escreveu Maduro em seu Twitter.  

 

 

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira