Moradia

Polícia expulsa mais de 400 famílias de acampamento sem-terra em Jaciara (MT)

Acampamento existe há dois anos e meio e o terreno é da prefeitura

Brasil de Fato | Jaciara (MT) |
Objetivo de expulsar os agricultores da área é abrir espaço para a expansão do agronegócio no Sul do Mato Grosso
Objetivo de expulsar os agricultores da área é abrir espaço para a expansão do agronegócio no Sul do Mato Grosso - MST

Uma grande operação policial na cidade de Jaciara, no Mato Grosso, nesta segunda-feira (2), promove o despejo de 400 famílias que vivem no acampamento Padre José Tenente Cate.

Continua após publicidade

O pedido de despejo foi feito pela gestão do prefeito o Dr. Abdo (PSDB). Segundo as lideranças sem-terra, as famílias estão numa área da prefeitura há dois anos e meio onde cultivam diversos tipos de alimentos, que além de usar para garantir a sobrevivência tem sido feita várias doações nos municípios do Vale do São Lourenço.

Ultimamente, essas famílias reduziram em 10 hectares as suas lavouras para que a empresa Millenium Bioenergia possa se instalar na área. De acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), a despejo das famílias tem como objetivo final favorecer a expansão do agronegócio na região.

O MST denuncia ainda que a postura do atual prefeito é irresponsável e injustificável, pois a prefeitura não tem necessidade fazer do uso imediato da área onde está o acampamento. As famílias não têm para onde ir.

O Brasil de Fato entrou em contato com a prefeitura de Jaciara, porém, a gestão municipal não respondeu ao pedido de entrevista, feito por e-mail.

 

Edição: Juca Guimarães