Pernambuco

QUAL É O BAIRRO?

Roda de Fogo, no Recife, é resultado de luta e organização popular

Hoje com 31 anos de existência é uma localidade populosa, com cerca de 25 mil habitantes intensa luta política

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mobilização realizada pela comunidade de Roda de Fogo no final da década de 1980
Mobilização realizada pela comunidade de Roda de Fogo no final da década de 1980 - Acervo pessoal de Guadalupe Freitas

Roda de Fogo é nome de novela, mas também nome da comunidade localizada no bairro de Torrões, Zona Oeste do Recife. Começou em 1987, quando algumas famílias ocuparam uma área de 60 hectares em busca de moradia digna, que, na época, pertencia ao Governo Federal. Desde que chegaram, os primeiros moradores foram pressionados a saírem da terra, mas, resistiram, se organizaram e protagonizaram um processo de luta para a garantia do direito à moradia.
Para isso, realizavam formação política e assembleias, além de passeatas e reuniões para pressionar e negociar a permanência no local com o governo estadual. Com essa articulação, conquistaram concessões de uso da terra, planejaram e implementaram o processo de organização da comunidade, nomeação das ruas, garantia dos lotes prioritariamente em nome das mulheres, entre outras ações. Mais recentemente conquistaram o direito à escritura definitiva de suas casas, ainda em processo de implementação pelo governo do estado, a comunidade continua nessa luta.
Hoje com 31 anos de existência, Roda de Fogo é uma localidade populosa, com cerca de 25 mil habitantes e continua com intensa vida política. Mas, também é local de intenso comércio, de tudo é possível encontrar lá. Também abriga vários artistas, como músicos e poetas.

Edição: Monyse Ravenna