Copa 2018

Direto da Rússia: Seleção anfitriã está a um jogo de igualar melhor campanha da URSS

Desempenho da atual geração surpreende até os torcedores mais otimistas

De Kazan, na Rússia |

Ouça o áudio:

Desde a abertura para o capitalismo, a Rússia nunca tinha disputado a fase de mata-matas de uma Copa do Mundo de Futebol
Desde a abertura para o capitalismo, a Rússia nunca tinha disputado a fase de mata-matas de uma Copa do Mundo de Futebol - Fifa

A Seleção Russa está a uma vitória de igualar a melhor campanha da história da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em uma Copa do Mundo. O antigo esquadrão, liderado pelo goleiro Lev Yashin, conquistou um quarto lugar no Mundial de 1966, na Inglaterra.

Continua após publicidade

Desde a abertura para o capitalismo, na década de 1990, a Rússia nunca tinha disputado a fase de mata-matas. O desempenho da atual geração surpreende até os torcedores mais otimistas. Antes da Copa, a equipe chegou a ficar oito meses sem vencer um jogo sequer. 

A classificação nos pênaltis sobre a favorita Espanha, nas oitavas-de-final, provocou um delírio coletivo que só o futebol é capaz de proporcionar. Em algumas cidades-sede, foram mais de cinco horas de buzinaço ininterrupto após a defesa do goleiro Akinfeev, que decretou a vitória.

Para seguir fazendo história no Mundial, os anfitriões enfrentam a Croácia, neste sábado, pelas quartas-de-final. Quem vencer, está garantido entre os quatro melhores e encara Suécia ou Inglaterra na fase seguinte.

Edição: Tayguara Ribeiro